Governo lança programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio em escolas públicas.

Redação, 23 de Março , 2024

 

A partir desta quarta-feira (20), estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas já podem consultar informações sobre o Pé-de-Meia. As orientações e detalhes sobre a elegibilidade ao programa de incentivo financeiro-educacional, que funcionará como uma poupança, estão disponíveis por meio do aplicativo Jornada do Estudante, que já pode ser baixado nas plataformas Google Play e App Store. Os pagamentos estão previstos para começar no dia 26 de março.

**Desenvolvimento:**

O Ministério da Educação (MEC) estima um investimento de R$ 7,1 bilhões em 2024 para beneficiar cerca de 2,5 milhões de estudantes em todo o país. Raphael Moses, professor de finanças do Instituto de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destaca que essa política de incentivo pode reduzir o abandono escolar e abrir portas para melhores oportunidades de emprego e acesso à universidade. No entanto, Thiago Esteves, doutor em Educação, ressalta que o programa, embora importante, não é suficiente para combater a evasão escolar e defende a necessidade de políticas públicas articuladas para resolver o problema.

**Quem tem direito e expectativas:**

Para receber o benefício, o estudante precisa ter CPF, ter entre 14 e 24 anos, e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família. Os estudantes podem receber até R$ 9,2 mil ao longo dos três anos de ensino médio, além de depósitos anuais e incentivos por participação no ENEM. Todos os estados brasileiros aderiram ao programa, com expectativa de beneficiar milhares de estudantes em todo o país.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?