Veja a receita de Bolinho de Bacalhau: crocante por fora, macio por dentro

Redação, 28 de Março , 2024 - Atualizado em 28 de Março, 2024

Durante a Sexta-feira Santa e a Páscoa, um prato que ganha destaque é o bacalhau, uma tradição em muitos lares que celebra a renovação e a fé. Nesse período, as mesas se enchem com variadas receitas de bacalhau, desde assados a ensopados, refletindo as práticas culturais e religiosas. A riqueza de sabores e a versatilidade deste peixe oferecem uma conexão gastronômica profunda com estas celebrações, unindo famílias e amigos em torno de refeições memoráveis.

Foto: Freepix

 

Ingredientes:

250g de bacalhau dessalgado e desfiado
500g de batatas
1 cebola média, finamente picada
2 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de salsa fresca, picada
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
Óleo para fritar
Farinha de trigo para empanar


Instruções:

Comece por cozinhar as batatas em água fervente até que fiquem macias. Escorra-as e amasse-as bem até obter um purê liso.


Enquanto as batatas estiverem ainda quentes, adicione o bacalhau desfiado e misture bem.


Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho até que fiquem dourados e macios. Adicione essa mistura ao purê de batata e bacalhau.


Adicione a salsa picada, o ovo batido e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.


Modele pequenos bolinhos com as mãos, dando-lhes a forma desejada.


Passe cada bolinho pela farinha de trigo para empanar, sacudindo o excesso de farinha.


Em uma panela, aqueça óleo suficiente para fritar os bolinhos. A temperatura ideal é de aproximadamente 180°C.


Frite os bolinhos de bacalhau em lotes, virando-os ocasionalmente, até que fiquem dourados e crocantes, o que deve levar cerca de 4-5 minutos.


Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre papel toalha para remover o excesso de óleo.


Sirva os bolinhos de bacalhau quentes, acompanhados de um molho de sua escolha, como maionese caseira, molho tártaro ou molho de pimenta.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc