Reajuste de medicamentos: o que você precisa saber

Medicamentos podem ter aumento de até 4,5% a partir de domingo (31)

Redação, 29 de Março , 2024




Foto: ilustrativa  

 

A partir deste domingo (31), os preços dos medicamentos em todo o país podem ser reajustados em até 4,5%. Esse percentual, que funciona como um teto (valor máximo), foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28).

As farmácias podem aplicar esses 4,5% de reajuste de uma vez ou "parcelar" esse aumento ao longo do ano. Porém, até março do ano que vem (quando a Câmara de Regulação deve definir nova regra), farmácias e fabricantes não podem aplicar reajustes maiores que esse.

Como saber se um medicamento teve seu preço reajustado?

Para saber se um medicamento teve seu preço reajustado, o consumidor pode consultar o portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No portal, é possível consultar o preço máximo de venda ao consumidor (PMVC) de cada medicamento, que é o valor que a farmácia não pode ultrapassar.

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc