Pesquisa estuda aplicação do ensino bilíngue em Sergipe e nos EUA

Redação, 29 de Março , 2024 - Atualizado em 29 de Março, 2024

O ensino bilíngue, no qual as aulas e conteúdos são ministrados em dois idiomas, é tema de um estudo comparado entre os sistemas educacionais dos estados de Sergipe, no Brasil, e de Massachusetts, nos Estados Unidos. A pesquisa será base para a tese de doutorado da pesquisadora Manoela Barbosa Pinto, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit) e foi uma das aprovadas no recente edital do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).  

A pesquisa debruça-se sobre o uso e os efeitos da translinguagem, uma abordagem pedagógica na qual dois ou mais idiomas podem ser usados ao mesmo tempo em sala de aula. “Por exemplo, numa sala de aula onde existem alunos que falam três línguas: enquanto o professor escreve no quadro em português, a explicação do assunto é feita em inglês, e os alunos escrevem no seu caderno em espanhol”, explica Manoela, indicando que essa prática permite aos alunos imigrantes uma adaptação menos traumática à sociedade local, principalmente no aprendizado da segunda língua. 

“Normalmente, em programas bilíngues, há uma separação das línguas. Em sala de aula não se fala outras línguas a não ser o inglês, e isso pode causar diversos danos nos alunos, como apagamento linguístico e rejeição à língua alvo. A translinguagem tem o intuito de evitar esses problemas, desenvolvendo a língua alvo com o apoio de outras línguas que fazem parte do repertório linguístico dos alunos”, completa a pesquisadora. 

A pesquisa será em parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass Boston), em Boston, principal cidade de Massachusetts e uma das regiões com maior presença de imigrantes brasileiros e portugueses nos Estados Unidos. O estado norte-americano foi um dos primeiros a adotar o ensino bilíngue em suas escolas, por força de uma lei estadual que dá aos pais o direito de exigir para os filhos a ministração de aulas na língua de origem. “Ele possui legislação e documentos norteadores que podem servir como parâmetro para o desenvolvimento dessa modalidade de ensino aqui em Sergipe”, detalha Manoela, que irá entrevistar e acompanhar alunos brasileiros das escolas locais. 

A doutoranda diz ainda que sua tese é uma continuidade da pesquisa realizada para a dissertação que defendeu no próprio Mestrado em Educação da Unit, com o mesmo estudo comparado sobre o ensino bilíngue, mas sob a perspectiva e a visão dos professores. “Dessa vez, eu procurei trazer o foco para os alunos, especialmente aqueles que estão em situação de imigração, em localidades onde sua língua materna não é falada pela grande parte da sociedade local. Com isso, eu irei testar a translinguagem como uma abordagem de ensino de línguas, que terá como propósito ensinar uma segunda língua e uma nova cultura, ao passo em que mantêm a língua materna e a cultura inicial desses indivíduos”, afirmou. 

A pesquisadora, que fez o então curso de Licenciatura em Inglês na Unit, foi aprovada em duas seleções para o PSDE, sendo uma feita internamente, pelos programas de pós-graduação stricto sensu da Unit, e outra pela Capes, envolvendo todos os programas de doutorado do Brasil. Segundo ela, o diferencial da pesquisa é o foco nas relações emocionais que esses indivíduos possuem com as línguas presentes em seus repertórios linguísticos, para além dos aspectos culturais, linguísticos, sociais e políticos. “Eu pretendo contribuir com minha pesquisa para a melhoria da educação brasileira e com o desenvolvimento de pesquisa na área de ensino de línguas, o que, consequentemente, irá me engrandecer como docente”, conclui Manoela.

A tese com o título “Translinguagem como abordagem pedagógica: um estudo comparado do ensino de língua inglesa e portuguesa para estudantes em situação de imigração nos estados de Sergipe e Massachusetts” é orientada pelas professoras-doutoras Simone Amorim, do PPED/Unit, e Panayota Gounari, da UMass Boston. O embarque para os EUA está previsto para junho deste ano e a volta ao Brasil será em dezembro. Já a defesa da tese na Unit deve ocorrer em 2026. 


Asscom Unit


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