Base aliada governista defende Luiz Roberto à Prefeitura de Aracaju, mas André Moura não abre mão da disputa

Redação, 31 de Março , 2024

 


Por Diógenes Brayner

Lideranças de partidos que integram a base aliada do Governo Fábio Mitidieri (PSD), mesmo tendo nomes indicados a pré-candidatos a prefeito de Aracaju, defendem a sugestão do governador que o grupo indique apenas um candidato à disputa, para evitar a divisão do bloco e sua fragilidade política.

Neste sábado (30) um dos presidentes de sigla aliada ao Governo, disse em off, que não faz sentido um bloco político apresentar vários nomes à Prefeitura, porque tende a se dividir e perder forças para eleger o prefeito, mesmo aliados a Fábio Mitidieri, que não poderá frequentar palanques diferentes.

Segundo a mesma fonte, PSD, PP e MDB vão retirar suas candidaturas para apoiar o nome do candidato Luiz Roberto (PDT), que tem apoio do prefeito Edvaldo Nogueira e do governador Mitidieri, em razão de compromissos firmados pelos dois em 2022.

Um segundo integrante da base aliada também defende a indicação de apenas um nome para a disputa à Prefeitura em outubro, mas sugere o da deputada federal Yandra Moura (União Brasil), cujo nome adquiriu força eleitoral e aparece muito bem nas pesquisas. Yandra forma outro bloco dentro da base e já tem a seu lado nomes fortes como o do ex-governador Belivado Chagas, que está se filiando terça-feira ao Podemos e integrará sua chapa como vice.

Mais conversas – Mesmo defendendo o lançamento de apenas um candidato pelo bloco, os membros da base acham que as conversas devem ir até mais adiante e chegarem à exaustão, para “benefício de todos”, como apela um deles, acrescentando que vê como decisivo que o União Brasil vai manter o nome da deputada Yandra Moura na disputa pela Prefeitura, o que, de alguma forma, promove a divisão do partido.

Um deles revelou, pedindo off, que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab dispõe de pesquisa qualitativa, em que a deputada federal Katarina Feitoza, o nome do partido à prefeita, aparece “super bem em Aracaju”.
Acrescenta que Kassab “não faria o lançamento que fez sem ter segurança política para tanto”, alegando que a deputada “teria a maior capacidade de unificar o grupo e seria até a segunda opção de Edvaldo, caso Luiz Roberto não avance como ele espera”.

De qualquer forma, a tendência pela unidade cresce dentro da Base Aliada, com possibilidade de se aprovar a indicação de Luiz como candidato a prefeito, dentro do que deseja o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira.

Apesar disso, há uma certeza definitiva: O União Brasil manterá a candidatura de Yandra Moura, tendo como vice o ex-governador Belivaldo Chagas. No resultado final, o grupo voltará a se unir em caso de uma disputa em segundo turno, que pode ocorrer com a vereadora Emília Correa (PL).

Por: Faxaju


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?