Aumento no risco de infestação: 8 municípios sergipanos em alto perigo

Redação, 01 de Abril , 2024 - Atualizado em 01 de Abril, 2024

 

Foto: Ministério da Saúde

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou o segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), destacando um aumento no número de municípios com alto risco de infestação. Sergipe conta com oito cidades sob alto risco, enquanto 54 apresentam risco médio e apenas 13 municípios têm baixo risco.

Os municípios com alto risco, de acordo com o segundo LIRAa de 2024, são Simão Dias (9,0), Itabaiana (8,3), Areia Branca (7,1), Salgado (5,9), Capela (5,8), Nossa Senhora da Glória (4,8), Siriri (4,1) e Cumbe (4,0). Em contrapartida, municípios como Canindé de São Francisco, Itabi, Pacatuba, Pedrinhas e Santana de São Francisco mantiveram-se com índices satisfatórios.

É importante ressaltar que, mesmo nos municípios classificados com baixo risco, os técnicos e gestores municipais devem verificar outros indicadores, como pendências de imóveis não visitados, onde possíveis focos podem ser encontrados.

Os municípios em alto risco necessitam identificar e corrigir as falhas no trabalho de combate ao mosquito. Alguns registraram aumentos significativos entre os levantamentos, como Itabaiana, Simão Dias e Areia Branca. A gerente de endemias da SES, Sidney Sá, reforçou a importância do levantamento para controlar a infestação do Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, permitindo a tomada de medidas preventivas em tempo hábil.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?