Médica residente dos EUA faz estágio de observação em Sergipe

Redação, 02 de Abril , 2024

Uma médica residente do Cambridge Health Alliance (CHA), um dos principais centros de saúde dos Estados Unidos, está em Sergipe para fazer um estágio de observação nos cursos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). Jaclyn Perreault, que cursa o terceiro ano de residência médica na instituição americana, ficará no estado por três semanas, fazendo um intercâmbio, que começou nesta segunda-feira, 25, e vai até o próximo dia 12 de abril. Neste período, ela vai observar e participar de aulas e outras atividades nos dois campi, além de visitar o Hospital de Cirurgia, no Hospital Universitário de Aracaju e na UBS Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria. 

Jaclyn, que é da região de Boston, se formou em Medicina pela Universidade de Miami, na Flórida, e já esteve no Brasil, fazendo um outro intercâmbio na cidade de Juiz de Fora (MG), dedicando-se às áreas de atenção primária à saúde e de cuidados com doenças crônicas e terminais. A ideia de vir novamente surgiu no ano passado, a partir da divulgação de um material institucional produzido pela Unit, explicando os campos de atividades práticas da instituição na área da saúde em Sergipe. 

“No Cambridge Health Alliance, temos uma grande troca com os estudantes daqui e estou muito feliz pela oportunidade de vir ao Brasil para aprender mais sobre a medicina daqui e o sistema de saúde. Eu trabalho com muitos pacientes brasileiros também e pretendo entender isso melhor, para falar melhor com os meus pacientes em Boston também. Vou estudar os cuidados paliativos e tenho muito interesse em aprender mais sobre doenças crônicas, que doenças e como tratá-las”, disse a americana, que ganhou experiência através dos contatos e atendimentos com estudantes e, principalmente, imigrantes brasileiros e portugueses que moram em Massachusetts. 

Outro ponto de interesse é conhecer o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), que concentra os serviços públicos de saúde no Brasil e cobre todo o território nacional, abrangendo toda a população. Jaclyn diz ainda que procurou não criar expectativas para a viagem ao Brasil, mas sim “deixar a mente aberta” para novas experiências. “Sempre ajuda aprender uma forma diferente de praticar a Medicina, em uma cultura diferente, em um país diferente, para entender melhor as coisas em comum e as coisas diferentes. Em geral, é muito bom fazer ligações entre pessoas de países diferentes, especialmente no mundo da saúde”, elogia ela, que com bom humor, afirmou que também quis fazer o estágio para “melhorar o português em alguma coisa”. 

Na Unit, a residente do CHA vai seguir um plano de trabalho elaborado em conjunto com a coordenação do curso de Medicina e com a Gerência de Relações Internacionais (GRI), conforme as áreas e temas de interesse. “A intenção é que ela, enquanto residente da organização do hospital, tenha uma experiência imersiva na área de atenção primária. Durante três semanas, ela vai acompanhar alguns profissionais da instituição ou vinculados que atuam nesses centros, unidades básicas de saúde e hospitais conveniados. E também terá uma experiência em algumas aulas com os nossos discentes que estão no período de internato. O plano de trabalho é voltado para a atenção primária, porque é o que ela busca, entender as diferenças entre a saúde do Brasil e a saúde nos Estados Unidos, e principalmente sobre o que funciona melhor no SUS. Além disso, ela também tem a intenção de seguir na área de patologias específicas da região, e a gente espera que ela possa aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível”, detalha a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro. 

A vinda de Jaclyn Perreault acontece a partir da parceria mantida desde 2019 entre a Unit e o CHA, um dos principais complexos de saúde dos Estados Unidos. Ela permite a realização de projetos como o Clerkship for Medical Students, programa de internato que envia estudantes de medicina da Unit para fazer um mês de internato em Boston, acompanhando estudos e atividades nas unidades do CHA. Além disso, cerca de cinco professores e pesquisadores da instituição americana já estiveram na Unit para também acompanhar atividades e conversar com estudantes. 

“A gente quer que o nosso aluno tenha uma experiência além-fronteiras, tanto a experiência de uma cultura distinta quanto do sistema de saúde também distinto. A gente tem programas bem definidos dentro da universidade com parcerias fora e dentro do país, quanto também receber alunos e agora residentes também de fora do país e fora da nossa região para que eles possam ter também um pouco da nossa vivência aqui. Isso agrega no currículo, então a gente enriquece o currículo, agrega em termos de valores, em termos de cultura”, destaca a professora Lis Campos Ferreira, coordenadora da área de Medicina da Unit. 


Asscom Unit


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?