Blitz Cultural levará teatro, música e poesia para bairros de Aracaju e Laranjeiras

Redação, 09 de Abril , 2024 - Atualizado em 09 de Abril, 2024

De 11 a 18 de abril, a 8ª edição da Blitz Cultural levará uma vasta programação musical e teatral para os bairros América, Bugio e centro da cidade, em Aracaju, e para a Praça da Matriz e o Povoado Mussuca em Laranjeiras. O festival de arte é realizado pelo grupo sergipano de teatro Boca de Cena e, pela primeira vez, acontecerá também em um município do interior do estado.

Com o propósito de incentivar a população a “Parar, Pensar e Refletir Arte”, o projeto itinerante promove apresentações e performances teatrais, shows, oficinas e outras intervenções artísticas em comunidades tornadas “periféricas”, para promover o acesso gratuito às artes e à cultura. Quase toda a programação é realizada em espaços públicos, como praças e ruas das cidades.

O diretor do Grupo Boca de Cena, Rogério Alves, salienta que o festival Blitz Cultural foi um sonho que nasceu no Bugio, em 2014, e agora chega a outros bairros da capital e outro município, para proporcionar mais acesso às artes, o que, para ele, também significa promover a saúde mental e emocional da população.

“A arte é, também, um método eficaz para reduzir os estresses e as ansiedades, pois ela desperta possibilidades de um reencantamento poético no e com o nosso cotidiano. Além disso, este projeto propicia que as pessoas se encontrem com a sua própria comunidade, e com suas emoções, nos espaços públicos onde realizamos nossas atividades. Isto significa tornar possível que elas encontrem novas perspectivas sobre si mesmas, e a livre cura a partir das linguagens artísticas”, explica Rogério Alves.

Além da realização, inédita, de parte da programação fora de Aracaju, a 8ª edição da Blitz Cultural contará com a participação especial de três grupos de teatro do Rio Grande do Norte, o Clowns de Shakespeare, o Facetas e o Asavessa, que juntos apresentarão o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com direção do premiado diretor Fernando Yamamoto. A peça, que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é baseada na clássica obra Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo francês, Alfred Jarry.

Programação

Na programação da Blitz Cultural, o grupo potiguar Clowns de Shakespeare também ministrará a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, tanto na capital do Estado quanto em Laranjeiras. Na primeira, o curso acontecerá no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 11 e 12 de abril; na outra, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo de Laranjeiras nos dias 15 e 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado no perfil do Instagram @teatroclowns .

Já as apresentações ao público começarão na quinta-feira, 11, com a performance “Rio Sim” da dramaturga Euler Lopes, às 14 horas e às 15h30, no Museu da Gente Sergipana. Na sexta-feira, 12, a partir das 17h30, a Praça Tancredo de Almeida Neves, no bairro América, será palco para os shows musicais de Lucy “A Playboyzinha” e de Oduma, com participação de Patrícia Polayne. Às 20h10, a poeta Ilmara Souza declamará poesias de Santo Souza e, em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Boca de Cena.

Já no sábado, 13, também a partir das 17h30 no Museu da Gente Sergipana, a programação contará com a apresentação circense da Trupekadabra e show da cantora Patrícia Polayne, seguidos pelo espetáculo teatral “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos do Rio Grande do Norte Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

No domingo, 14, às 9h, o dia cultural começará na feira livre do Bugio, com a intervenção “Rádio Fera”, com os artistas Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia. À tarde, a partir das 17h, na Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do bairro, acontecem a intervenção circense da Companhia Saurus, o show musical Oito Cotovelos, a performance “A Dama de Vermelho” , com Rogério Alves, além de uma nova apresentação do espetáculo trazido pelos três grupos potiguares.

Viajando para o interior do estado, na quarta, 17, e quinta-feira, 18, a Blitz Cultural aterrissa em Laranjeiras. No primeiro dia, acontecerão as apresentações da companhia circense Saurus e do espetáculo ““Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A atração musical ficará por conta do cantor Jão Luis, com participação de Rafael Costa.

No segundo dia, a população do povoado Mussuca, poderá curtir a intervenção circense da Companhia Saurus, além do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” e o show do cantor Rafael Costa.

A 8ª edição da Blitz Cultural é uma realização do Grupo Teatral Boca de Cena, sediado no bairro Bugio, e conta com a parceria dos grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A iniciativa tem o apoio da Academia de Letras de Aracaju, do Departamento de Teatro da UFS, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT