Grupos teatrais Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa farão apresentações em Sergipe

Redação, 10 de Abril , 2024


Foto: Damião Paz

Sergipe será o primeiro palco da turnê que os grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa realizam, nos meses de abril e maio, pelo Norte e Nordeste do país. O carro-chefe dessa circulação é a obra “Ubu: O que é bom tem que continuar!” que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, e que poderá ser assistida em Aracaju nos dias 13 e 14 de abril, e em Laranjeiras nos dias 17 e 18 deste mês, com entrada gratuita.

Os dois municípios também receberão a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que será ministrada pelo diretor, professor e dramaturgo, Fernando Yamamoto, e pelos atores e diretores, Diogo Spinelli e Paula Queiroz, do Grupo Clowns de Shakespeare. Na capital do estado, o curso acontecerá nos dias 11 e 12 no Centro de Cultural de Cultura e Arte da – Cultart da Universidade Federal de Sergipe. Em Laranjeiras, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo da cidade nos dias 15 e 16 de abril.

A circulação Ubu: o que é bom tem que continuar! é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. Após passar por terras sergipanas, os grupos seguirão viagem com a peça teatral pelos estados de Alagoas, Maranhão e Pará. Ao todo, serão 16 apresentações e oito oficinas, todas com acesso gratuito, nas quatro unidades da federação. Importante salientar que as apresentações contarão com recursos de acessibilidade, com a presença de intérprete de libras e audiodescrição.

Em Aracaju, o público poderá acompanhar a peça teatral no sábado, 13, às 20h, no Museu da Gente Sergipana; e no domingo, 14, às 19h30, na praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do Bugio. Para o público Laranjeirense, as encenações acontecerão na quarta-feira, 17, às 19h30, na Praça da Matriz, e na quinta-feira, 18, no mesmo horário, no povoado Mussuca.

A programação integra também, a 8° Edição da Blitz Cultural, festival de artes promovido pelo grupo de Teatro Sergipano Boca de Cena, com o intuito de levar teatro, música e entretenimento para a população, sempre de forma gratuita e democrática.

O espetáculo 

“Ubu: o que é bom tem que continuar!” tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry. No texto de 1888, o poeta, romancista e dramaturgo francês trata das rocambolescas armações do casal Ubu em uma busca insaciável pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho do autor, o espetáculo potiguar desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, onde Papai e Mamãe Ubu continuam a saga alucinada e incansável pelo poder em meio à influencers e cachos de bananas. 

Assim como na obra original, a sátira política, o caráter popular e o fato de o espetáculo ser apresentado ao ar-livre e em áreas públicas, como praças, ruas e parques, fazem com que o trabalho dialogue diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.

A pesquisa para a criação da obra se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco, e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico. Todas as apresentações da obra contarão com interpretação em Libras, serviço de audiodescrição e serão realizadas em locais que disponibilizem acessibilidade a pessoas com deficiência motora. 

Oficinas de teatro 

Os elementos que compõem o espetáculo, bem como toda a experiência de criação cênica do grupo Clowns de Shakespeare, poderão ser vivenciados pelos interessados em teatro através da oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que também fazem parte da circulação do grupo pelo Brasil. 

As oficinas são destinadas a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos, e contarão a presença de intérprete em Libras. A inscrição é gratuita e, para realizá-la, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram do grupo @teatroclowns. Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. 

FICHA TÉCNICA 

Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto

Elenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, Giovanna Araújo, Paula Queiroz e Rodrigo Bico Colaboração Dramatúrgica: Camilla Custódio

Figurino e adereços: Marcos Leonardo Cenografia: Fernando Yamamoto e Rafael Telles

Dramaturgia Musical: Marco França e Ernani Maletta

Música: Marco França, com colaboração de Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha

Produção: Talita Yohana

Coordenação do projeto: Renata Kaiser Produção Local: Rogério Alves Assessoria de imprensa: Rodrigo Braz

Acessibilidade: Permear Arte e Acessibilidade 

SERVIÇO: 

CIRCULAÇÃO "UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!" - Etapa Sergipe ARACAJU
Apresentações: no dia 13 de abril (sábado), às 20h, no Museu da Gente Sergipana; e no dia 14 de abril (domingo), às 19h30, na Praça Osvaldo Mendonça, no bairro Bugio. 

Oficinas: dias 11 (quinta-feira) e 12 de abril (sexta-feira), no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe, das 14h às 17h. Inscrições no formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram @teatroclowns . 

LARANJEIRAS 

Apresentações: no dia 17 de abril (quarta-feira), às 19h30 na Praça da Matriz; e no dia 18 de abril (quinta-feira), às 19h30, no Povoado Mussuca. 

Oficinas: dias 15 (segunda-feira) e 16 de abril (terça-feira), das 14h às 17h, no Clube Recreativo do município. Inscrições no formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram @teatroclowns . 

ACESSO GRATUITO


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT