Atuação responsável: revitalização do parque fabril da Cimento Mizu irá favorecer 1.500 famílias

Redação, 11 de Abril , 2024

A Cimento Mizu, empresa da Organização Polimix, ampliará sua atuação em Sergipe ainda em 2024. O novo empreendimento corresponde à antiga Fábrica de Cimento da Itaguassu, arrematada em alienação pública realizada em 2022 pelo TRT 20ª Região.

O projeto, que prevê uma ampla revitalização e modernização do parque fabril, levará consigo uma marca simbólica da responsabilidade social da Mizu. Sendo um dos conceitos essenciais da Filosofia Empresarial Polimix, as práticas sociais norteiam as ações dos seus Integrantes, Clientes e Acionistas em todos os mercados em que atua, seja em todo o território brasileiro, ou em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Ao arrematar o empreendimento a Organização encontrou parte da propriedade arrematada, ocupada por movimentos sociais. Com a intermediação do TRT 20ª Região, foi realizado um acordo consensual junto às lideranças dessas comunidades que possibilitou a desocupação voluntária dessas famílias.

A Cimento Mizu, diante deste cenário desafiador e sensível ao contexto de vulnerabilidade daquelas pessoas, doou o equivalente a pouco mais de 50 hectares de parte da sua propriedade para a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, com objetivo de criar um loteamento de terrenos para cerca de 1.500 famílias.

Para o líder do Assentamento Portal dos Ventos, José Luiz Gonçalves Santana, a Cimento Mizu foi muito gentil com os ocupantes, pois ao invés de pedir a área, pensou nas famílias e cedeu uma parte das terras para os movimentos sociais. "Isso foi uma coisa nunca vista em um acordo judicial, a empresa comprou e acabou doando para que a gente possa fazer nossa moradia. A Cimento Mizu está de parabéns, pois a fábrica vai voltar a funcionar, mas com a ressalva de ter feito o bem para muitas famílias. Só tenho a agradecer. Além de tudo, a empresa ainda abriu os acessos, está dando estrutura, distribuiu lona, material para os acampados, fez de tudo para que a gente não tivesse tanto impacto na hora de sair", relatou.

O líder comunitário do MOPOM, Renilson Ribeiro Santos, também reconhece o comprometimento da empresa e destacou o olhar solidário para com as famílias assentadas. “Só tenho a agradecer pelo excelente desempenho na execução logística e pela empresa ter se compadecido. Além da doação das terras, a Cimento Mizu disponibilizou máquinas, doou telhas, madeiras e lonas. Agradeço por todo empenho e competência dos integrantes da empresa, pois percebo nos olhos dos nossos assentados a alegria em saber que o sonho de estar no que é seu se aproxima”, concluiu.

Parceria Público-Privada

Com o acordo protocolado, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por sua vez, se comprometeu em implantar em até seis meses o programa REURB - Regularização Fundiária Urbana, de modo que todas as famílias possam receber o título de propriedade destes terrenos e assim poderem ter a sua moradia devidamente regularizada. A formalização do acordo prevê ainda o cadastro dessas famílias pela Secretaria de Assistência Social do Município de Nossa Senhora do Socorro, que, de acordo com as especificidades, ofertará o auxílio moradia quando necessário.

A Cimento Mizu se comprometeu em disponibilizar todo o apoio logístico para que as famílias pudessem realizar a sua mudança. Com o objetivo de realizar uma desocupação humanizada do local, foram disponibilizados 18 caminhões com ajudantes para auxiliar esta operação.

A empresa disponibilizou ainda para a Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro as máquinas e equipamentos necessários para realizar a limpeza do local, fazer a abertura das ruas e vias de acesso.

A chefe de inteligência da Polícia Militar em Sergipe (PM/SE), Capitã Belisa Melo de França, enfatizou como se deu a operação. "O Grupo de Gestão de Crise e Conflitos da Polícia Militar atua desde 2005 construindo soluções pacíficas, em especial as ações possessórias a exemplo de reintegrações e imissões na posse. Essa ação específica se mostrou inicialmente complexa, tanto pelo número de famílias envolvidas, quanto pela extensão dos terrenos a serem desocupados. No entanto, o posicionamento da empresa, aberta ao diálogo, com sugestões e possibilidades de mediação, facilitou bastante as medidas iniciais para esse cumprimento", destacou.

A Capitã também pontuou que a doação de uma área à prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. "Demonstra a boa vontade de cumprir a ordem judicial conciliando uma atitude que evidencia a compreensão e a empatia para com as pessoas em vulnerabilidade social", afirmou.

A Organização Polimix, em fiel alinhamento à sua Filosofia Empresarial, acredita que, sobreviver, crescer e perpetuar, com sustentabilidade, são os principais pilares para a prática da responsabilidade social e que o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Contratações e capacitações

Com um investimento na ordem de R$ 600 milhões, a Cimento Mizu irá ofertar 500 postos de trabalho quando do início dos trabalhos de revitalização e modernização. Já para o início de suas operações da fábrica, a estimativa é gerar 1.500 empregos diretos e indiretos. Sempre pautada pelo pilar de capacitar e educar seus integrantes, a Organização prevê a realização de cursos preparatórios de formação para aqueles que desejam uma oportunidade de desenvolvimento e carreira.

De acordo com o diretor da Polimix, José Antero dos Santos, a confiança no potencial do ser humano e em sua vontade de desenvolver-se é o principal fundamento da Filosofia Empresarial da empresa. "Ao longo de seus 48 anos de atuação no mercado, a Organização Polimix sempre investiu fortemente na formação, qualificação e aprimoramento dos seus Integrantes. Isso possibilita que as pessoas que ingressam na Cimento Mizu possam vislumbrar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento pessoal e profissional", destacou.

Ainda segundo o diretor, a Organização prevê a abertura de uma Escola Formare Polimix nesta nova unidade de Nossa Senhora do Socorro. "Eu, com toda certeza, serei um dos educadores voluntários e assim dar a minha contribuição para a formação desses jovens, o que para todos nós da Organização é sempre sinônimo de alegria e realização pessoal, ensinar com amor, é, sobretudo, um ato de nobreza!", pontuou.

Fonte: Assessoria


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?