Blitz Cultural começa nesta sexta-feira, 12, com shows e teatro em Aracaju

Redação, 12 de Abril , 2024


Foto: Pritty Reis

A partir desta sexta-feira, 12, a 8ª edição da Blitz Cultural levará uma vasta programação musical e teatral, aberta ao público, para as praças Presidente Tancredo Neves, no bairro América, e vereador Osvaldo Mendonça, no Bugio, além do Museu da Gente Sergipana, no centro de Aracaju. 

O festival é um projeto do grupo de teatro sergipano Boca de Cena, e tem como objetivo promover o encontro e a interação de comunidades sergipanas com as artes e a cultura. Durante a programação, os participantes poderão desfrutar de peças e performances teatrais e circenses, diversos shows musicais, declamação de poesias e muita animação. 

“Além de proporcionar entretenimento e despertar questionamentos, as artes são ferramentas poderosas de cura e promoção da saúde mental, tanto reduzindo a ansiedade como criando possibilidades de reencontro com nós mesmos. A Blitz Cultural também é um convite às comunidades para interagir e dialogar nos nossos espaços públicos”, salienta o diretor do Boca de Cena e coordenador do projeto, Rogério Alves. 

Novidades 

Criada em 2014 no Bugio, essa será a primeira vez que a Blitz Cultural será realizada fora da Zona Norte da capital do estado e chegará ao bairro América e ao centro de Aracaju; como também a Laranjeiras, com programações na Praça da Igreja Matriz da cidade e no Povoado Mussuca. 

Outra novidade da 8ª edição do projeto será a participação dos grupos teatrais potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, que chegaram a Sergipe para trazer a circulação do espetáculo “UBU: o que é bom tem que continuar!” . 

A peça teatral é uma criação dos três grupos do Rio Grande do Norte, baseada na clássica obra de 1888 Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo Alfred Jarry. O espetáculo, que já foi apresentado mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é dirigido pelo premiado diretor e dramaturgo Fernando Yamamoto. 

Outra atividade inédita desta edição será a realização de oficinas sobre Teatro de Rua, que serão ministradas pelo Grupo Clowns de Shakespeare em Aracaju e Laranjeiras. Mais informações e o formulário eletrônico para inscrições na atividade estão disponíveis no perfil do Instagram @teatroclowns.

Boca de Cena

Fruto do Ponto de Cultura “Nosso Palco é a Rua” (SE), realizado pelo Grupo Imbuaça, o Grupo Teatral Boca de Cena foi fundado em 2005, com o intuito de utilizar as artes cênicas para partilhar e devolver para a comunidade os valores e conhecimentos aprendidos com ela.

Sediado no Bugio desde 2010, o Boca de Cena carrega na bagagem 13 espetáculos, dois deles serão apresentados durante o festival. Para conhecer mais sobre o Grupo, acesse o site www.grupoteatralbocadecena.com/ ou o perfil @grupobocadecena no Instagram.

A 8ª edição da Blitz Cultural é uma realização do Grupo Teatral Boca de Cena, sediado no bairro Bugio, e conta com a parceria dos grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A iniciativa tem o apoio da Academia de Letras de Aracaju, do Departamento de Teatro da UFS, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP. 

PROGRAMAÇÃO - ARACAJU

Sexta-feira (12/04) no Bairro América

17h30 - Show musical de “Lucy A Playboyzinha”

19h - Show Musical ODUMA, com participação de Patrícia Polayne

20h10 - Declamando Santo Souza: Decreto Lei n. 13, A Palavra, A Inspiração Baliza - parceira com a Academia De Letras de Aracaju com Ilmara Souza e Jaci Farias

20h30 - Espetáculo teatral Os Cavaleiros da Triste Figura, do Grupo Boca de Cena

Endereço: Praça Presidente Tancredo de Almeida Neves, no bairro América.

 

Sábado (13/04) no Museu da Gente Sergipana

17h30 - Circo: Trupekadabra, Era uma vez um circo

18h30 - Show Musical de Patrícia Polayne

20h - Espetáculo teatral UBU: O que é bom tem que continuar! , com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

Endereço: Av. Ivo do Prado, 398 - Centro)

 

Domingo (14/04) no Bairro Bugio

9h - RÁDIO FERA: intervenção de divulgação da Blitz na Feira Livre do Bugio com Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia

17h - Apresentação de Circo: Cia Saurus

18h - Performance “A Dama de Vermelho”, com Rogério Alves

18h - Show Musical Oito Cotovelos

19h30 - Espetáculo teatral UBU: O que é bom tem que continuar! , com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

 

PROGRAMAÇÃO - LARANJEIRAS

Quarta-feira (17/04) na Praça da Matriz

17h – Apresentação de Cirdo da CiaSaurus

18h – Show Musical de Jão Luís, com participação de Rafael Costa

19h30 - Espetáculo teatral UBU: O que é bom tem que continuar!, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

Quinta-feira (18/04) no Povoado Mussuca

17h – Apresentação de Circo da Cia Saurus;

18h – Show Musical de Rafael Costa

19h30 - Espetáculo teatral UBU: O que é bom tem que continuar!, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT