Exposição e apresentação musical marcam as comemorações do Dia do Exército Brasileiro

Aberta ao público, a mostra acontece de 18 a 21 de abril no RioMar Aracaju

Redação, 17 de Abril , 2024

Em celebração ao Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril, o 28º Batalhão de Caçadores promove uma série de atividades alusivas à data.

De 18 a 21 de abril, em parceria com o RioMar Aracaju, a corporação realiza exposição de equipamentos utilizados pelos militares nas inúmeras missões que o Exército Brasileiro protagoniza. O material ficará exposto no primeiro piso, L1, ao lado da farmácia Pague Menos.

A programação conta também com apresentação da Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores, na sexta (19), às 19h, na Praça de Alimentação Mar, apresentando um repertório eclético que vai desde os clássicos aos sucessos mais atuais.

A visitação estará aberta ao público de quinta a sábado, das 10h às 22h. Já no domingo, das 12h às 20h.

Sobre a data

O Dia do Exército Brasileiro é celebrado em 19 de abril como homenagem à Primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648 no estado de Pernambuco. Essa batalha foi parte da Insurreição Pernambucana, uma revolta realizada por colonos luso-brasileiros contra o domínio holandês em Pernambuco.

Durante esse conflito, os luso-brasileiros conquistaram uma vitória significativa na Batalha de Guararapes, abalando o moral das tropas holandesas e enfraquecendo-as ao longo do embate. Embora os historiadores não reforcem a ideia de que essa batalha tenha sido parte de uma luta nacionalista brasileira, o Exército Brasileiro mitifica esse momento como o surgimento de uma força de defesa nacional.

O Exército é fundamental na defesa da soberania do Brasil e na manutenção da ordem.

Em memória dessa batalha histórica, o Dia do Exército é celebrado, reconhecendo a importância dessa instituição na defesa do território e dos princípios constitucionais brasileiros.

Serviço

O quê? Exposição do 28º Batalhão de Caçadores, em alusão ao Dia do Exército Brasileiro.

Quando? De 18 a 21 de abril.

Horário? De quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 12h às 21h

Onde? No piso L1, ao lado da farmácia Pague Menos, no RioMar Aracaju – Avenida Delmiro Gouveia, 400 - Coroa do Meio.

Atrações? Exposição de equipamentos utilizados pelos militares e apresentação da Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores, na Praça de Alimentação Mar, sexta, às 19h.

Acesso? Gratuito

Por assessoria de imprensa


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?