Furto de energia: Energisa identificou mais de 12 mil “gatos”

Redação, 19 de Abril , 2024 - Atualizado em 19 de Abril, 2024

Foto: divulgação Energisa

 


No primeiro trimestre deste ano, a Energisa Sergipe recuperou 5,7 GWh nos 63 municípios de atuação. A energia recuperada seria suficiente para abastecer o município de Maruim por um ano. Furto e fraude de energia são crimes e impactam a qualidade do fornecimento de energia.

 

A Energia realiza inspeções diárias para combater ligações clandestinas. Durante esta semana, uma ação foi realizada no município de Brejo Grande em parceria com a Polícia Civil. Somente este ano, já foram registradas mais de 12 mil irregularidades. O coordenador de Combate à Perdas da Energisa Sergipe, Bernard Gouveia, explica que durante essas ações são utilizadas tecnologias.

 

“As ações são realizadas diariamente com uso de tecnologias como o drone, boroscópio que é uma sonda em fibra ótica que é introduzida no interior da tubulação e evidenciam o desvio de energia por meio de fotos e vídeos. Além disso, temos software que possui conexões que permitem realizar uma leitura no medidor para saber se está consumindo corretamente. A Energisa tem investido nessas tecnologias para facilitar a atuação do time de campo”, detalha.

 

Ainda segundo Bernard, essas ações são realizadas diariamente, pois furto e fraude de energia impactam a qualidade do fornecimento de energia para os clientes regulares, além de ocasionar a queima de equipamentos como o transformador, curto-circuito, incêndios e até acidentes fatais.

 

Como denunciar


A população pode denunciar essas irregularidades de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196 ou pelo whats app www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?