Desafio de Mitidieri será “dobrar Edvaldo” por Katarina no lugar de Luiz Roberto

Habacuque, 23 de Abril , 2024

Ainda com pouca popularidade e atendendo a um “capricho” do atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), o ainda secretário de Estado Luiz Roberto (PDT) parece ter conseguido “estabilizar” sua pré-candidatura à prefeito da capital este ano, com o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD). O “grande dilema” é ele não é a melhor opção dentro da situação, considerando que nomes como o da deputada federal Yandra Moura (União) e da colega secretária Danielle Garcia (MDB) pontuam melhor.

O vereador Fabiano Oliveira (PP), também impulsionado pela trajetória empresarial, é outro pré-candidato que “agrada” mais que Luiz Roberto, que visivelmente não tem a política como um “dom”, mas sim demonstra ter mais habilidades como gestor público. Mas só isso não é suficiente para disputar uma eleição majoritária, considerando ainda outros aspectos, como por exemplo o carisma e a sensibilidade à frente com a coisa pública. Ser prefeito ou governador é ir além da “burocracia dos gabinetes”!

Convenhamos: o “carisma” está longe de ser o diferencial de Edvaldo Nogueira, mas o prefeito  sempre foi impulsionado e sustentado por um forte agrupamento político. Hoje com sua “birra” por Luiz Roberto, o gestor viu sua base “desmanchar”, se dividir, já que os próprios aliados entendem que seu pré-candidato representa nada mais do que a continuidade de sua falida administração, “cansada” e “viciada”, com diversos problemas estruturais que a cada ano se tornam de difíceis soluções.

Mas o problema não está apenas dentro da base: do outro lado há uma pré-candidata com bom apelo popular, a vereadora Emília Corrêa (PL), que vai precisar de muita habilidade de seus adversários para ser superada nas urnas este ano. Edvaldo e Luiz Roberto, mediante essa insistência, serão os maiores responsáveis caso a oposição vença a eleição e assuma o comando da Prefeitura de Aracaju. E o pior é que o prefeito está “arrastando” Fábio Mitidieri para esse “abismo político”!

A impressão é que o governador parece “preso” em uma narrativa, em um compromisso precipitado, firmado com Edvaldo, lembrando a histórica entrevista do então governador Jackson Barreto a Gilmar Carvalho, quando disse que não disputaria mais eleições e, se fosse candidato novamente, que as pessoas não votassem nele. Já Fábio Mitidieri tem um sonho: lançar a deputada federal Delegada Katarina (PSD) para a PMA, como “cabeça de chapa”! Este é o projeto do PSD!

Como apresentar outra pré-candidatura diante de uma base tão dividida? É visível a preocupação de Luiz Roberto não crescer nas pesquisas e não ir ao 2º turno. Por isso a estratégia de manter Katarina “no jogo”! A dura missão de Mitidieri, de agora em diante, será dobrar Edvaldo Nogueira de sua decisão unilateral de manter seu pré-candidato e substituí-lo mais adiante por Katarina. Por enquanto Fábio só lembra “aquele garoto que ia mudar o mundo e agora assiste a tudo em cima do muro”...

 

Veja essa!

O presidente Lula (PT) deu um “puxão de orelhas” no vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O petista cobrou “mais agilidade” do vice e defendeu que o colega de partido “ao invés de ler livros, conversasse mais com o Congresso”.

 

E essa!

Já pensou se esta declaração partisse de outro político, como o ex-presidente Jair  Bolsonaro? Um “puxão de orelhas” público no vice, cobrando mais agilidade, é ou não uma tentativa de transferir a responsabilidade pelo insucesso de um governo que, até agora, prometeu muito e entregou bem pouco?

 

Mensalão?

E quando Lula quer Alckmin lendo menos livros (SIC) e “conversando” mais com deputados federais e senadores, ele está insinuando o quê? Olhando o “histórico” de seus governos em anos anteriores, qual seria o “teor” desta “conversa”? Não custa lembrar que o “mensalão” surgiu de “bons papos”...

 

Lembrou Alessandro!

Durante o “falatório” dessa segunda-feira (22), Lula disse “eu acho que a gente tem que gostar de fazer isso; quem não gostar, não entra na política”. Este colunista não tem uma explicação, mas confessa que ao ler esta declaração do presidente da República só recordava da postura política do senador Alessandro Vieira (MDB), que antes era um “delegado/político” e agora virou um “político/delegado”...

 

Emília & Bolsonaro

Chamou a atenção deste colunista o fato de que hoje já é terça-feira e, até o fechamento desta coluna, a pré-candidata à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), ainda não tinha feito qualquer publicação em suas redes sociais sobre a visita do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a Sergipe na sexta-feira (26) e no sábado (27). Como bem diz a vereadora, o bolsonaristas “estão de olho”...

 

Falando no PL!

Na semana que antecede à vinda da ex-primeira-dama e presidente nacional do Partido Liberal (PL) Mulher, Michelle Bolsonaro, Aracaju sediou o 1º Encontro das pré-candidatas do Partido Liberal (PL) no estado. O evento, que lotou o auditório de um hotel na Orla de Aracaju, contou com a presença da presidente estadual do PL Mulher, Elaine Oliveira; da pré-candidata à prefeitura de Socorro, Clécia Carvalho e de diversas pré-candidatas dos municípios sergipanos.

 

Olhar especial

No evento, a pré-candidata Emília Corrêa iniciou sua fala falando da força feminina e o olhar diferenciado em diversos aspectos. “Esta força que nós temos tem uma explicação. Temos um olhar especial de Deus, já notaram? Geramos vidas, isto é algo divino. Enxergamos, muitas vezes, o que passa despercebido por um olhar de um homem. Somos leoas. Cuidamos de tudo e de muitos. Imagine, então, o que podemos fazer ocupando espaços e poder?”, declarou.

 

União

O governador Fábio Mitidieri participou do Fórum Estadual de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União em Sergipe. A programação, promovida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), incluiu a assinatura de atos de destinação de imóveis para uso público e aplicação de políticas públicas.

 

Fábio Mitidieri

“Aqui, a gente faz uma doação mútua. Terrenos do Estado, que já estão sendo usados pela União, são agora doados de fato. Em paralelo, terrenos da União também são doados ao Estado para que a gente possa fazer investimentos e obras de infraestrutura. Que a gente possa, com isso, trazer mais um benefício à sociedade. São ações como essas, conjuntas, que fazem com que possamos avançar nas políticas públicas”, ressaltou o governador Fábio Mitidieri.

 

E o terreno da PMA?

Como perguntar não ofende nunca, será que esse Programa de Democratização de Imóveis não poderia estimular o prefeito de Aracaju a vetar a venda de um terreno da Emurb, no bairro Coroa do Meio, para a Secretaria Municipal de Educação? Que tal Edvaldo Nogueira sugerir que, ao invés da SEMED gastar R$ 40 milhões, a Emurb promovesse a cessão deste bem?

 

Olha o MPC!

O procurador-geral Eduardo Côrtes, do Ministério Público de Contas (MPC), junto com a equipe técnica do Tribunal de Contas (TCE) e Defensoria Pública do Estado de Sergipe, realizou uma vistoria no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), em Aracaju. A ação teve como objetivo averiguar a estrutura disponibilizada para atender o público que sofre com a vulnerabilidade social.

 

Centro Pop

No local, a equipe acompanhou as explicações da coordenação do Centro Pop sobre o funcionamento e ouviu o relato dos usuários, que apontaram situação de insegurança alimentar, falta de material para higiene pessoal, deficiência nas vagas em abrigo e precariedade no atendimento na área da saúde – especialmente com relação a saúde mental.

 

Ação articulada

Diante dos registros e do que foi visto, o procurador-geral do MPC adiantou que uma próxima ação deverá ser articulada com os órgãos públicos com o intuito de fortalecer o atendimento no Centro Pop. Vale ressaltar que a situação do Centro Pop vem sendo acompanhada pelo MPC desde o início deste mês após denúncias sobre o funcionamento.

 

Ricardo Marques I

O vereador RicardRo Marques (Cidadania) lançou de forma inédita em 2023 o 'Projeto Jovem Vereador' e vai realizar a segunda edição durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju a partir das 14h, da sexta-feira (26), com estudantes da rede pública de Aracaju, Poço Verde e Lagarto com o objetivo de incentivar a participação dos jovens na política. 

 

Ricardo Marques II

“A primeira edição foi muito proveitosa e a segunda também vai ser um dia de muito aprendizado. Mais uma vez, vamos fazer a simulação de uma Sessão Ordinária e eles vão poder exercer um mandato de vereador fictício por um dia. Terão direito a discursos, irão votar e discutir projetos de leis, requerimentos e moções. Vamos exercitar a cidadania e incentivar o protagonismo da juventude”, explica. 

 

Ricardo Marques III

Vão participar estudantes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza (Aracaju), Centro de Excelência Epifanio Doria (Poço Verde) e Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto).

 

Peritos do Detran

A queda de braço sobre a remuneração repassada aos peritos credenciados ao DETRAN na prestação de serviço de interesse público, de avaliação psicológica para a obtenção ou renovação de CNH se arrasta desde 2020. Ao longo de quatro anos, diversos ofícios e reuniões foram realizadas com representantes do DETRAN e do governo, mas todos os requerimentos ficaram sem resposta ou foram negados.

 

Ricardo Rodrigues I

A denúncia é do advogado Ricardo Rodrigues, Especialista em Direito Tributário e Empresarial, que representa a Associação dos Psicólogos de Trânsito de Sergipe (Apsitran) e o Associação Sergipana de Clínicas de Trânsito (ASECTRAN). “Nos parece que o tema deve chegar ao conhecimento da sociedade para sanar essa injustiça e desequilíbrio de valores morais e éticos.  O Detran/SE entende ser mais relevante a impressão de um papel, a alteração de um dado do condutor no sistema, do que a correta remuneração do profissional que atesta a sanidade mental e psíquica do condutor de veículos automotores”, diz

 

Ricardo Rodrigues II

“Não há um padrão claro e transparente, de modo que as taxas cobradas para a sociedade são todas vinculadas a UFP (Unidade Fiscal Padrão) que em março de 2024 representa, cada unidade, o valor de R$ 64,03, mas a remuneração dos peritos não está sequer vinculada a UFP. Ela é arbitrada em valor certo, sem reajuste previsto há décadas”, completa o advogado Ricardo Rodrigues.

 

Paralisação em Maio

Os representantes das associações confirmam que a atual gestão do Departamento Estadual de Trânsito abriu um canal de diálogo, mas não houve avanços. Por conta deste cenário as categorias já discutem uma paralisação para o mês de maio. “O que se busca com a transparência da metodologia de valorização dos profissionais peritos credenciados é prestar um serviço de qualidade, com profissionais estimulados a bem atender a sociedade e suprir a necessidade do estado de Sergipe na delegação do serviço de avaliação psicológica dos candidatos a obtenção ou renovação de CHN”.

 

Pastor Diego I 

Motivado a fortalecer a membresia para exercer o direito à cidadania político-social, o vereador Pastor Diego (União) marcou presença ativa no Seminário Estadual de Cidadania da Igreja do Evangelho Quadrangular de Sergipe (IEQ-SE). O evento teve como objetivo estimular a consciência sobre a responsabilidade do cristão na prática da cidadania e contou com a mobilização de fiéis, líderes, personalidades públicas e influenciadores da comunidade cristã.

 

Pastor Diego II

O parlamentar, que segue trabalhando ativamente na defesa da sociedade aracajuana, enfatizou que a comunidade evangélica tem uma responsabilidade cívica de influenciar positivamente o contexto social por meio do envolvimento político. “Nossa fé não deve se limitar às paredes da igreja, mas também deve orientar nossas escolhas políticas. Precisamos eleger líderes comprometidos com os princípios que acreditamos”, declarou.

 

Pastor Diego III

Destacando-se entre os palestrantes estavam o 1º vice-presidente da Quadrangular no Brasil e deputado federal por SP, Pastor Jefferson Campos. Além do secretário nacional de comunicação da IEQ e deputado estadual por SP, Pastor Carlos Cezar. E ainda, o procurador do Estado de Sergipe, Agripino dos Santos. A condução do evento ficou a cargo do presidente da IEQ-SE, Pastor Luiz Antonio.

 

Pastor Diego IV

O ponto alto do evento foi a bênção e unção concedidas ao vereador Pastor Diego, fortalecendo sua jornada na política. Ele é um dos principais cases políticos de sucesso da IEQ-SE e se tornou inspiração para outros pré-candidatos da Quadrangular. Sendo, um espelho para os que aspiram disputar uma vaga em câmaras municipais de outras cidades sergipanas.

 

RioMar Shopping I

O RioMar Aracaju está se preparando para uma celebração monumental no próximo mês de maio, marcando não apenas o seu aniversário de 35 anos, mas também o Dia das Mães. Para comemorar essa ocasião especial em grande estilo, o shopping está organizando um festival de três dias, repleto de música, cultura e gastronomia para ser apreciado por toda a família.

 

RioMar Shopping II

O evento, que marca a história do RioMar Shopping com Aracaju, promete ser uma experiência inesquecível, com uma programação que irá reunir artistas nacionais e locais. Entre as atrações confirmadas, o público terá oportunidade de conferir shows com Sandra Sá, Diogo Nogueira, Toni Garrido, Mestrinho e Bolofofos, além das performances exclusivas de The Baggios e Sandyalê, e a participação especial do Batalá, Descidão do Quilombolas e capoeiristas da Fundação Pedro Paes Mendonça, trazendo uma energia única ao evento.

 

RioMar Shopping III

Para garantir que todos os visitantes desfrutem ao máximo da celebração, o RioMar Aracaju está preparando uma megaestrutura no estacionamento, com praça de alimentação, ilha de drinks, posto médico, banheiros climatizados, palco DJ, live painting e muito mais. Para assegurar a diversão do público em geral, o evento irá disponibilizar uma área exclusiva para PcD, abafadores de ruídos para pessoas com sensibilidade auditiva e tradutor de Libras, garantido um evento inclusivo e adaptável, com conforto e segurança para todos os presentes.

 

RioMar Shopping IV

A participação nesta grande festa é fácil e acessível. Basta efetuar compras no valor de R$ 250, no período de 26 de abril a 11 de maio, realizar o cadastro das notas fiscais no RioMar Aracaju App e fazer a troca das notas por 2 ingressos para o show preferido. Cada cliente poderá efetivar até 3 trocas por CPF. A retirada do ingresso será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, exceto sal.  A promoção será limitada e válida até enquanto durar o estoque de ingressos.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?