Mês do livro: conheça histórias que saíram dos livros para o cinema

Redação, 23 de Abril , 2024 - Atualizado em 24 de Abril, 2024


Créditos: iStock / People Images

Abril é considerado o mês do livro por uma razão especial: é neste período que todos os países celebram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, no dia 23, e o Dia Internacional do Livro Infantil, em 2 de abril. 

A data do Dia Mundial do Livro foi escolhida pela UNESCO para ressaltar a importância da leitura e da literatura em nossas vidas, e em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega, que faleceram nesse mesmo dia, em 1616. 

Para celebrar este mês em grande estilo, selecionamos algumas obras literárias que conquistaram os leitores e, posteriormente, ganharam novas versões nas telas do cinema. Afinal, transformar um livro em filme é um processo desafiador, que exige criatividade e fidelidade à essência da história original. Confira abaixo algumas opções para ler e assistir! 

6 livros que viraram filmes de sucesso 

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen 

A clássica história de amor e preconceito, ambientada na Inglaterra do século XIX, continua a encantar o público até hoje. Ela narra o relacionamento conturbado e as desigualdades sociais entre Elizabeth Bennet e o rico e orgulhoso Sr. Darcy. 

A adaptação cinematográfica de 2005 é estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen. 

A Culpa é das Estrelas, de John Green 

Esse romance emocionante acompanha a jornada de dois adolescentes que se apaixonam enquanto lutam contra o câncer. Este best-seller mundial emocionou milhões de leitores e espectadores - com a adaptação de 2014 - ao contar a história de Hazel e Augustus. 

Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes 

Um romance cativante e emocionante sobre amor, sacrifício e segundas chances, que conquistou leitores e espectadores de todas as idades, com a história de uma cuidadora e seu paciente tetraplégico. 

Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado 

O Brasil também tem seu lugar de destaque nesta lista. Começando com essa comédia picante que retrata os relacionamentos de Dona Flor, dividida entre seu marido e o amante, em dois casamentos. O filme de 1976, dirigido por Bruno Barreto, tornou-se um clássico do cinema nacional. 

Cidade de Deus, de Paulo Lins 

O livro retrata a vida violenta nas favelas do Rio de Janeiro e serviu de base para o aclamado filme de 2002, dirigido por Fernando Meirelles. A história tornou-se um fenômeno cultural tanto como livro quanto como filme. 

A Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares

O livro aborda a formação dos oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro e foi adaptado para o cinema em 2007, com direção de José Padilha. Baseado em eventos reais, a obra também explora os bastidores da violência e da corrupção nas forças policiais do Brasil. 

Desde o começo do cinema, as histórias e livros são fonte de inspiração sem fim para diretores, algumas outras histórias aclamadas como “O Grande Gatsby” (F. Scott Fitzgerald), “Marley e Eu” (John Grogan), “Os Miseráveis” (Victor Hugo) puderam ser vividas nas páginas dos livros, ou aproveitadas no conforto de casa em uma TV smart 43, e até em telas maiores para levar o cinema e a literatura para mais perto do dia a dia. 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?