Cenário Político de 2026 está aberto e conjecturas já são traçadas

Habacuque, 26 de Abril , 2024

Para muita gente o cenário político de 2026 em Sergipe parece consolidado, possivelmente com a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD) sendo formatada e com algum nome de oposição sendo trabalhado, com boas ou poucas chances, a depender da realidade de momento daqui a dois anos. E é evidente que as primeiras “análises” desta história serão traçadas já nas eleições municipais que se aproximam. Até porque antes de chegar à disputa estadual obrigatoriamente será preciso superar o peito de 2024.

Para a eleição deste ano a montagem do cenário já está bem adiantada e as pré-candidaturas para a Prefeitura de Aracaju estão postas; entretanto, em 2026 a realidade ainda fica muito no campo das especulações com uma diversidade de possibilidades sendo conversadas, sobretudo, nos bastidores da política sergipana. E não existe a história de que “A” não se mistura com “B”; o jogo de interesses é grande e, em meio a tantas indefinições, “ninguém fecha portas para ninguém” dentro de um intervalo de tempo tão espaçoso.

Como também não dá para “cravar” que quem caminha junto hoje seguirá alinhado até 2026. Olhando para a Prefeitura de Aracaju e para a base governista, havia o entendimento pela busca da unidade, mas com a oposição fortalecida e um pré-candidato do prefeito bastante prejudicado, coube ao governador Fábio Mitidieri liberar o lançamento de outras pré-candidaturas. O problema é que, como o projeto de Edvaldo Nogueira e Luiz Roberto (ambos PDT) parece não “decolar”, começaram a surgir focos de insatisfação e muito “fogo amigo” entre aliados.

Talvez uma das maiores preocupações do governador seja não perder apoios fundamentais para a sua reeleição. É evitar “sangrias e rupturas”, priorizando a eleição estadual. Nas rodas políticas já se comenta para a vaga de vice de Mitidieri o atual presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD) e, correndo por fora, o prefeito Edvaldo Nogueira. Se concretizar este cenário o senador Alessandro Vieira (MDB) disputaria a reeleição e o ministro Márcio Macedo (PT) levaria Fábio para o palanque de Lula, também de olho em uma cadeira no Senado.  

Este é o “cenário dos sonhos” para Márcio em 2026, afastando da base governista o senador Laércio Oliveira (PP), que sem o risco de ficar sem mandato daria o “palanque da Direita”, numa possível candidatura a governador, com boas opções para vice: o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) seria o favorito, mas a deputada federal Yandra Moura (União) e a atual presidente do Sebrae/SE, Priscila Felizola (PSD) também seriam alternativas. Para o Senado a chapa teria André Moura (União) e Rogério Carvalho (PT), fazendo o contraponto a Márcio e buscando a reeleição.

Alguns leitores vão dizer que é pura especulação deste colunista, avaliando que “a conta não fecha”, mas a verdade é que para uma eleição tão aberta como se desenha a de 2026, qualquer cenário que parece improvável, poderá ser viabilizado lá na frente. Não custa lembrar, para alguns precipitados, que em 2022 disputaram o governo Fábio Mitidieri e Rogério Carvalho, com Valmir de Francisquinho (PL) prejudicado por decisões judiciais. Os três seguem em lados opostos e o ex-prefeito de Itabaiana está elegível desta vez. Na política tudo é possível...

 

Veja essa!

A chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Sergipe fortaleceu os rumores de um palanque forte da direita aqui no Estado em 2026. Os nomes especulados para o governo seriam o do senador Laércio Oliveira (PP) e do ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL).

 

E essa!

Laércio teria um certo favoritismo pelo fato de poder arriscar porque, caso não tenha êxito, ainda teria mais quatro anos de mandato. Valmir deve disputar a prefeitura de Itabaiana este ano e poderia não participar diretamente do pleito em 2026, indicando seu filho e deputado federal Ícaro (PL) para vice.

 

Insatisfação I

Há um sentimento de insatisfação de alguns setores com a forma de gerir de Fábio Mitidieri. Muitos entendem que o governador ainda não “azeitou a máquina administrativa” e já estamos chegando na metade do segundo ano de seu governo.  Apesar de alguns avanços, o sentimento era que daria para terá avançando bem mais.

 

Insatisfação II

A parcela bolsonarista que foi decisiva no 2º turno da eleição estadual para Mitidieri virar e vencer na Grande Aracaju está insatisfeita com seus acenos para petistas e nas tratativas que vem fazendo com o ministro Márcio Macedo (PT), que deve ser seu pré-candidato a senador.

 

Insatisfação III

Para piorar, além de Márcio Macedo, quem trabalha em busca da reeleição na base governista é o senador Alessandro Vieira, que não tem a simpatia dos petistas e partidos de Esquerda, e é tido como “traidor” pelo eleitorado bolsonarista. Numa eleição polarizada, sua única chance é permanecer na base e arriscar.

 

Mitidieri & Jackson

O encontro do governador Fábio Mitidieri com o ex-governador Jackson Barreto e a sinalização para uma reaproximação política entre os dois foi outro fator que incomodou muitos setores da política sergipana, inclusive aliados do governo que se sentem desprestigiados considerando que JB fez campanha para Rogério Carvalho em 2022.

 

Edvaldo na vice

Com Fábio Mitidieri disputando a reeleição, o nome cotado para ser seu vice é o deputado estadual Jeferson Andrade. Nas rodas políticas há quem aposte que o parlamentar possa abrir mão deste desafio para exercer outra importante função pública. Neste caso seria a “solução” para Edvaldo Nogueira que, sem mandato, poderia compor como vice.

 

Jeferson governador

O governador Fábio Mitidieri transmitiu o cargo para o presidente da Alese, Jeferson Andrade, nessa sexta-feira (26). O chefe do Executivo estará em agenda familiar por dez dias e reassume no dia 6 de maio. Ao lado da primeira-dama, Fábio acompanhará a formatura da filha, nos EUA.

 

Reajuste

O governador Fábio Mitidieri anunciou um reajuste de 10% para servidores públicos que fazem parte do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), do Samu Estadual e das fundações de Saúde. Compromisso firmado com as categorias ainda em campanha, Fábio enviou projeto de Lei para a Assembleia. Além desse reajuste, Mitidieri já tinha realizado a retomada de carreira do Magistério e concedido reajuste aos servidores do Detran. Já a negociação com as polícias continua em andamento.

 

Insegurança alimentar

O deputado estadual Paulo Júnior (PV) questionou dados sobre insegurança alimentar em Sergipe divulgados em pesquisa do IBGE.  Os dados do módulo Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, apontou que Sergipe é um dos Estados que apresenta mais insegurança alimentar. O parlamentar perguntou sobre as políticas públicas de combate à fome.

 

Paulo Júnior

“Temos pouco mais de 2 milhões de habitantes e mais de 50,6% das residências enfrentam a fome, o que corresponde a 1,206 milhão de pessoas nessa situação. Quais políticas públicas de Estado são desenvolvidas para combater a pobreza? O governo do Estado divulga dados de emprego e porque isso não é revertido em comida na mesa? Precisamos de medidas efetivas de combate a pobreza e não somente assistencialismo como o Prato do Povo!”, escreveu.

 

Cícero do Santa Maria I

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Aracaju foram o tema do discurso do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar destacou que a população do bairro Santa Maria sofreu, muito, em decorrência das chuvas. “Já não é de agora que esse sofrimento acontece. Basta chover, que desce muita água e lama pelas ruas do bairro, o que deixa os moradores apreensivos”, afirmou.

 

Cícero do Santa Maria II

Uma das comunidades mais afetadas é a do conjunto Antônio Carlos Valadares. “Como fica bem próximo ao morro, toda lama desce e invade as ruas e casas, deixando as famílias sem condições de saírem de casa”, afirmou Cícero.

 

Cícero do Santa Maria III

No entendimento do vereador, essa situação poderia ser diferente se a obra de contenção do morro fosse feita. “Há muito tempo venho cobrando para fazer a encosta do morro do Conjunto Valadares e se isso tivesse sido feito, tinha acabado todo o problema”, revelou o vereador.

 

Cícero do Santa Maria IV

Cícero também cobrou uma maior conscientização por parte da comunidade. “Não bastasse a falta de contenção do morro, as pessoas ainda colocam sacos de lixo no local. Na primeira chuva, a água leva esses sacos, que entopem os bueiros, prejudicando os próprios moradores”, completou.

 

Em Brasília

O vereador por Aracaju, Breno Garibalde participou, em Brasília (DF), da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que acontece na capital federal. “Participar de um evento como esse é muito importante pelo conhecimento que é proporcionado aos parlamentares, além de promover a integração entre vereadores de todo o Brasil”, disse o parlamentar.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?