Centro Municipal de Fisioterapia de Itabaiana capacita profissionais para atender demandas da saúde da mulher

O objetivo principal do curso foi preparar os fisioterapeutas para lidar com a crescente demanda de atendimentos relacionados à fisioterapia em saúde da mulher

Redação, 13 de Maio , 2024 - Atualizado em 13 de Maio, 2024

No último sábado, 11, o Centro Municipal de Fisioterapia Geraldo Teles promoveu um curso de capacitação voltado para os profissionais com o tema "Incontinência Urinária: o que avaliar e como tratar". O objetivo principal do curso foi preparar os fisioterapeutas para lidar com a crescente demanda de atendimentos relacionados à fisioterapia em saúde da mulher.

O curso foi ministrado pela fisioterapeuta Fernanda Araújo, especialista em Fisioterapia em Saúde da Mulher, além de mestre e doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Sergipe. “É um tema bastante importante, pois trata-se de um problema que acomete a população há muito tempo, mas que sempre foi negligenciado. Com o aumento dessa demanda, o nosso objetivo é capacitar os profissionais de fisioterapia do município de itabaiana para que eles consigam avaliar adequadamente esses pacientes e tratar de maneira eficaz”, explicou a especialista.

De acordo com Yago Lima, coordenador do Centro, a procura pela fisioterapia em saúde da mulher tem aumentado consideravelmente. “Nós realizamos aproximadamente 700 atendimentos semanais, a maioria ortopédicos e neurológicos, porém, de um tempo para cá, nós temos notado um aumento da demanda em saúde da mulher e por isso resolvemos capacitar os nossos profissionais para que eles atendam essas mulheres da melhor maneira possível”, disse Yago.

 

PMI

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de incontinência urinária, fatores de risco associados, métodos de avaliação clínica e ferramentas de tratamento disponíveis. Além da parte teórica, os participantes também tiveram a chance de aprimorar suas habilidades práticas, onde puderam aprender e praticar técnicas de avaliação específicas e exercícios terapêuticos destinados a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar o controle da bexiga.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT