AM Best Afirma Ratings de Crédito da Austral Participações S.A. e Suas Subsidiárias

Redação, 15 de Maio , 2024

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR, por suas siglas em inglês) de A- (Excelente) e os Ratings de Crédito de Emissor de Longo Prazo (ICR de Longo Prazo) de “a-” (Excelente) da Austral Resseguradora S.A. (Austral Re) e da Austral Seguradora S.A. Ao mesmo tempo, a AM Best afirmou o ICR de Longo Prazo “bb+” (Justa) da Austral Participações S.A. (Austral). A perspectiva desses Ratings de Crédito (ratings) é estável. Todas as empresas estão domiciliadas no Brasil e, coletivamente, são denominadas Austral.

Os ratings refletem a solidez do balanço patrimonial da Austral, avaliados pela AM Best como mais forte, bem como desempenho operacional adequado, perfil empresarial neutro e gestão de risco da empresa apropriado.

As perspectivas estáveis são sustentadas pela expectativa da AM Best de que a avaliação da solidez do balanço patrimonial da Austral permanecerá no nível mais forte, apoiada pela geração interna de capital e pela melhoria da modelagem de risco. No final do ano de 2023, a Austral continuou a apresentar uma estrutura de capital sólida, conforme demonstrado na sua capitalização ajustada ao risco avaliada no nível mais forte, conforme medido pelo Índice de Adequação de Capital da Best (BCAR, por suas siglas em inglês), juntamente com resultados financeiros e resultados técnicos positivos para cada uma de suas subsidiárias.

Além disso, a Austral mantém um programa de retrocessão com contrapartes altamente classificadas, uma vez que continua dependente do resseguro para fornecer capacidade adicional de mercado. A AM Best espera que o ambiente de taxas de juros de dois dígitos do Brasil continue a aumentar a contribuição da receita de investimento da Austral para seus resultados operacionais, em comparação com os últimos anos, potencialmente ajudando no crescimento do patrimônio líquido. Embora um ambiente de taxas de juro elevadas possa ser visto geralmente como positivo, a AM Best reconhece que as elevadas taxas de referência do mercado são uma consequência de uma economia inflacionária, que por sua vez contribuiu para a redução das pressões inflacionárias no final do ano de 2022 e 2023 sem afectar o desempenho do grupo.

A AM Best vê o perfil de negócios da Austral como neutro, ao mesmo tempo que reconhece os esforços bem-sucedidos do grupo para criar uma carteira de negócios mais diversificada e uma melhor distribuição geográfica do risco ao longo do tempo. A Austral continua a crescer em meio a uma incerteza significativa inicialmente provocada pela pandemia, ao mesmo tempo em que constrói sua presença no mercado de (res)seguros na América Latina, predominantemente subscrevendo energia, fianças e garantias financeiras (surety), propriedade comercial e acidentes, ramos marítimos, de aviação e transporte, vida e ramos de (res)seguros de responsabilidade civil para o segmento comercial de grande e médio porte.

Contrabalançando parcialmente esses fatores de classificação positivos está o mercado de (res)seguros altamente competitivo do Brasil,àmedida que as (res)seguradoras nacionais e globais competem por participação de mercado. Além disso, a Austral deve continuar a resistir ao impacto negativo dos eventos catastróficos que ocorreram durante 2023, como o Furacão Otis. A partir de maio de 2024, o grupo espera superar as inundações ocorridas no Rio Grande do Sul apoiado por seu prudente programa de retrocessão implementado com resseguradoras de alta classificação.

Ações de rating negativas poderão ocorrer se a capitalização ajustada ao risco sofrer impacto adverso de mudanças recentes no portfólio. Embora ações de rating positivas sejam imprevistas no curto prazo, um impacto positivo nos ratings poderá ocorrer no médio prazo se o desempenho operacional da empresa continuar a se fortalecer e a reduzir sua volatilidade.

Este comunicado de imprensa refere-se às classificações de crédito que foram publicadas no website da AM Best. Para todas as informações deste comunicadoàimprensa e as suas divulgações relevantes, incluindo os dados do escritório responsável pela emissão de cada uma das classificações individuais referenciadas neste comunicado, por favor visite a ComunicadosàImprensa da AM Best.

Para obter mais informações sobre o uso e as limitações das opiniões declassificação de crédito consulte o Guia para as Classificações de Crédito da Best. Para obter informações sobre o uso adequado dos Ratings de Crédito da Best, Avaliações de Desempenho da Best, Avaliações Preliminares de Crédito da Best e comunicadosàimprensa da AM Best, por favor consulte o Guia para Uso Adequado de Ratings & Avaliações da AM Best.

AM Best é uma agência global de classificação de crédito, editora de notícias e provedora de análise de dados especializada na indústria de seguros. Sediada nos Estados Unidos, a empresa faz negócios em mais de 100 países, com escritórios regionais em Londres, Amsterdã, Dubai, Hong Kong, Cingapura e Cidade do México. Para mais informações, visite www.ambest.com.

Direitos Autorais © 2024 pela A.M. Best Rating Services, Inc. e/ou os seus afiliados.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.


Contato:

Ricardo Rodríguez

Analista Financeiro

+52 55 9085 2708

ricardo.rodriguez@ambest.com

Alfonso Novelo

Diretor Sênior, Análise

+52 55 9085 7501

alfonso.novelo@ambest.com

Christopher Sharkey

Diretor Associado de Relações Públicas

+1 908 882 2310

christopher.sharkey@ambest.com

Al Slavin

Especialista Sênior de Relações Públicas

+1 908 882 2318

al.slavin@ambest.com


Fonte: BUSINESS WIRE

Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT