Autismo: de janeiro à abril, Itabaiana dobrou o número de profissionais em atuação e ampliou a capacidade de atendimento

Ao total, 18 profissionais atuam com o autismo na cidade serrana

Redação, 20 de Maio , 2024

                                                                                                                                               IMAGEM: REPRODUÇÃO

A prefeitura de Itabaiana tem atuado na promoção da qualidade de vida da pessoa com autismo. Em um balanço realizado pela coordenação de autismo, de janeiro a abril de 2024, o número de profissionais em atuação dobrou, ação que ampliou a capacidade de atendimento no município. 

De acordo com os dados, em janeiro Itabaiana contava com 09 profissionais em atendimento presencial, divididos entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, além de dois profissionais pelo programa Telenordeste (consultas online). 

Com a ampliação dos atendimento para atender às crescentes demandas, desde abril a população já conta com 17 terapeutas, 01 psiquiatra infantil e 01 pediatra, todos presenciais, além de um pediatra pelo Telenordeste.

Além disso, as sessões com psicólogo que antes eram quinzenais agora são semanais e passaram de 30 para 40 minutos. “Os números de diagnóstico da pessoa com autismo tem crescido de maneira acelerada e o município de Itabaiana tem somado esforços para conseguir atender as demandas e poder proporcionar o atendimento de qualidade que a população merece. Já caminhamos bastante, mas o objetivo é ampliar ainda mais”, disse Ana Evelyn, coordenadora do autismo em Itabaiana.

Atualmente o município realiza acompanhamento de 655 atendimentos por semana, mas o objetivo é ampliar com a contratação de novos profissionais e uma nova estruturação da rede com o Centro de Referência em Autismo TEAcolhendo. O espaço vai funcionar na antiga Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Maia, na rua Percílio Andrade, e está em fase de adaptação da estrutura.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT