Exames de endoscopia passam a ser realizados em Itabaiana pelo SUS

Redação, 22 de Maio , 2024 - Atualizado em 22 de Maio, 2024

Em um marco histórico para a saúde pública da cidade, Itabaiana passa a ofertar exames de endoscopia digestiva através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta iniciativa visa atender a uma demanda antiga da população por diagnósticos mais rápidos e precisos de doenças gastrointestinais.

O serviço será capaz de realizar até 30 exames de endoscopia por mês, o que representa um grande avanço para os moradores que, até então, precisavam se deslocar para Aracaju em busca desse tipo de atendimento. “A introdução dos exames de endoscopia pelo SUS em Itabaiana é um ganho significativo para a nossa população. Muitos pacientes necessitavam viajar até Aracaju para obter um diagnóstico, e agora terão essa facilidade aqui mesmo, na nossa cidade,” disse Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana. 

Os exames de endoscopia são fundamentais para a detecção precoce de várias condições gastrointestinais, incluindo gastrites, úlceras e cânceres. “Itabaiana sai na frente! são poucos os municípios do interior que tem esse serviço prestado pela prefeitura, normalmente só encontra em unidades particulares. Além disso o paciente não precisa mais se deslocar até Aracaju para fazer esse exame. Com certeza é um grande avanço para Itabaiana”, disse Dr. Daniel Magalhães, médico Gastroenterologia.

A paciente Ana Paula estava na fila de espera há quase um ano e agora finalmente realizará o exame. “É um alívio saber que não precisarei mais ir até Aracaju para fazer o exame. Isso facilita muito a vida da gente,” disse Ana Paula Alves minutos antes de fazer o exame. 

Essa conquista reflete o compromisso da administração municipal em aprimorar os serviços de saúde e proporcionar maior acessibilidade a exames e tratamentos essenciais para a população de Itabaiana. “Visto que a fila de espera em Aracaju é muito extensa. A gente não pode deixar os nossos pacientes esperando, por isso fizemos essa contratualização de um novo gastroenterologia para fazer as endoscopias aqui em nosso município”, disse José Suelton, secretário municipal de saúde. 

Os exames estão sendo realizados na estrutura do Ambulatório Materno Infantil, situado na rua Josué Passos, no bairro Serrano.

 

PMI


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT