TRE-SE aplica inelegibilidade a ex-candidato a prefeito por abuso de poder político

Redação, 10 de Junho , 2024

 



Na sessão plenária desta segunda-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decidiu, por maioria, aplicar a sanção de inelegibilidade a Thiago de Souza Santos e Gilberto dos Santos, impedindo-os de se candidatar nas eleições dos próximos oito anos. Thiago, então candidato a prefeito de Nossa Senhora das Dores-SE, e Gilberto foram indiciados por abuso de poder político, conforme o Recurso Eleitoral nº 0600391-52, interposto pelo Ministério Público da 16ª Zona Eleitoral.

Durante o julgamento, o relator, juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, destacou a falta de evidências que vinculassem Carmen Lúcia Montarroyos Leite, candidata a vice-prefeita, às práticas ilícitas, levando à sua absolvição. No entanto, os contundentes relatos e depoimentos confirmaram a prática ilícita por parte de Thiago e Gilberto, envolvendo o uso do aparato administrativo em benefício de suas campanhas, com a nomeação de apoiadores para cargos em comissão.

Participaram da sessão plenária, além do presidente Des. Diógenes Barreto, a vice-presidente Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, Desa Iolanda Santos Guimarães, Dra. Aldirla Pereira Albuquerque, e os juízes Edmilson da Silva Pimenta, Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, Dauquíria de Melo Ferreira, Cristiano César Braga de Aragão Cabral e Breno Bergson de Melo. A decisão impede Dr. Thiago de se candidatar a prefeito nas eleições deste ano.




Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT