O que é ser professor? uma homenagem do Portal 93 Notícias

À todos os responsáveis pela educação do país

Katiane Peixoto, 15 de Otubro, 2019

"Ser professor é muito mais que dar aula, ensinar um conteúdo de Ciências ou Matemática, por exemplo. É muito além do que apenas preencher diários, assinar frequência ou corrigir provas. Ser professor é uma que muito mais que conhecimento teórico, mas demanda tempo, atenção e, acima de tudo, DEDICAÇÃO e COMPROMETIMENTO. Comprometimento em dar uma aula, mesmo não tendo um giz à disposição. Em nunca desistir ao ouvir as perguntas óbvias: “é para copiar?”, “vale ponto?”, “pode ser dupla de três?”, “só um ponto, professor!”.
Ser professor é bem mais do que ensinar. Na verdade, é compreender que o caminho para isso é muito mais complexo e que envolve não só o professor, como também o aluno. É saber contornar os obstáculos e construir novos caminhos com seus alunos.
Ser professor é ser resiliente, mas para além disso, é ser RESISTENTE. É saber enfrentar os obstáculos, mas mesmo assim continuar, manter-se no caminho. É RESISTIR! Ser professor é ter o senso de HUMANIDADE, acima de tudo".

- Victor Matheus Sena Leite e Carlos Thailan de Jesus Santos, professores de Biologia.

“Ser professora me fez aprender que eu posso ir muito além do que imaginei quando escolhi fazer uma licenciatura. Ser professora é ter a oportunidade de mudar direções, de contribuir para o futuro de tanta gente q passa por nossas mãos. É encarar o desafio de lidar diariamente com uma diversidade de opiniões, de afinidades, de dificuldades... uma diversidades de "mundos"... E, é claro, tentar entender cada um deles. É decifrar cada olhar na tentativa de descobrir a necessidade ali escondida. Ser professor vai além de transmitir conhecimentos. É também transmitir ( e receber) amor. E quando se coloca amor no que faz... aaaahhh tudo se torna mais prazeroso e muito mais produtivo.
É fácil? Tem dias que sim, tem dias que não! Mas acredite: é muito gratificante!”

Eliane Barreto Peixoto, professora de Matemática.

“Pra mim é uma realização de vida! Lidar com vários temperamentos diferentes e, numa sala de aula, tentar fazer com que os alunos entendam que estar ali não é simplesmente passar o que eu sei… e sim mostrar que podemos aprender juntos! Sou realizado enquanto professor. Todos os meus problemas particulares vão embora quando inicio uma aula… faço meu trabalho por amor verdadeiro à profissão!”

Darcio Hersch Gomes de Souza Sá, professor de Física.

Desde a formação das primeiras sílabas à defesa de um TCC, o professor é uma peça fundamental para o progresso do país. O que seria da sociedade sem a educação? sejam médicos, jornalistas, advogados… não importa a área de atuação, todas passam pelos ensinamentos de um professor. Por isso, professores, o Portal 93 Notícias homenageia todos vocês e agradece por fazer com que o país continue prosperando. Feliz dia dos Professores!

 

O que você está buscando?