Edital do IBGE será lançado em novembro com 220 vagas para Sergipe

As vagas serão para os cargos de Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal

29 de Outubro , 2019 - Atualizado em 29 de Outubro, 2019

Durante a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (Repac), na manhã desta terça-feira, 29, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a abertura de mais um edital com vagas temporárias em Sergipe. Serão ofertadas 220 vagas para o Estado de Sergipe, distribuídas entre várias regiões, para os cargos de Agente Censitário Supervisor e Agente Censitário Municipal.

Para a coordenadora operacional e representante do IBGE em Sergipe, Hellie Bensur, é interessante que as vagas sejam ocupadas por sergipanos. “Uma pessoa que já conhece a região torna a cobertura e a qualidade do trabalho bem melhor”, afirma.

Após a conclusão de todos os processos seletivos, Sergipe terá 76 pontos de coletas de dados e cerca de 2200 pessoas contratadas temporariamente para o senso 2020.

Censo 2020

Desenvolvidas continuamente, as ações para as pesquisas do Censo 2020 no Estado de Sergipe terão sua primeira etapa finalizada ainda em outubro. Atualmente em estágio de processos seletivos, o IBGE abrirá o terceiro edital para cargos temporários.

Segundo o coordenador de área de Aracaju, Augusto Fábio Oliveira, a coleta de dados é de extrema importância para as políticas públicas de Sergipe. “A partir do censo, a Prefeitura de Aracaju passará a ter uma radiografia de como estão os investimentos, quais os resultados obtidos e como fazer para melhorar os investimentos ao cidadão Aracajuano”, explica.

Dispositivo móvel usado para coleta de dados (Foto: IBGE)
Em Aracaju serão definidos nove postos de coletas para concentração dos servidores, distribuídos nos bairros Santos Dumont, Cidade Nova, Olaria, Jabotiana, Luzia, Grageru, Farolândia, Santa Maria e Zona de Expansão. Todos os recenseadores que farão as visitas domiciliares para a coleta de dados estarão devidamente uniformizados com coletes, bonés e crachás, além de apresentar um telefone para contato em suas fardas para reforço da segurança e esclarecimento em casos de dúvidas.

Além de uniformes padronizados, a pesquisa será feita através de um dispositivo móvel que também é reconhecido como um item para reafirmação da presença de servidores do IBGE, evitando situações de risco.

por Juliana Melo / Portal Infonet 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc