Coluna na Tribuna Política

Notícias mais atualizadas da política

Redação, 15 de Novembro , 2019 - Atualizado em 16 de Novembro, 2019

Coluna 16/11/2019



CUIDADOS MÉDICOS 

Prestes a viajar para a Europa em busca de investimentos para Sergipe, junto com governadores do Nordeste, Belivaldo Chagas passa mal nesta sexta-feira, 15, e cancela viagem atendendo recomendação médica.

CUIDADOS MÉDICOS I

O governador do Estado teve um pico de pressão e estava com o colesterol alto, assim, necessitou ser encaminhado para o hospital São Lucas onde realizou div ersos exames, entre eles, a ressonância magnética. Por recomendação do cardiologista, Belivaldo ficará por 48h em observação.


NOTA PÚBLICA DO GOVERNO DE SERGIPE

O governador Belivaldo Chagas teve um pico de pressão alta que já encontra-se normalizada. Devido a esse episódio ele realizou alguns exames que descartaram qualquer problema de saúde de maior gravidade e recebeu orientação médica de ficar em observação nas próximas horas. Em relação à viagem para a Europa com os demais governadores do Nordeste, caso os médicos liberem, ele poderá viajar na sequência.


PRESSÃO ALTA 

Quem tomou um susto essa semana foi o polêmica radialista Alex Henrique. Foi atendido no hospital de Itabaiana, com uma  crise de hipertensão. Já se encontra em casa e desejamos saúde! 

CONEXÃO MARILU

Fato que chamou atenção de todos em Itabaiana, foi a visita ao DNIT, de vários políticos e autoridades que estavam reivindicando melhorias na rótula da entrada do município de Campo do Brito. Até então tudo normal, o bonito mesmo foi a união dos grupos Mendonça e Bispo pela solução da rótula na BR-235.


ITABAIANA 

 Os chamados Poções da Ribeira, no município de Itabaiana, ganham o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, graças ao Projeto de Lei 118/2019 apresentado pela deputada estadual Maria Mendonça (PSDB)

 ITABAIANA II

 Foi aprovado o (PL) do deputado estadual Talysson de Valmir (PL). O projeto de lei visa declarar a “Encenação da Paixão de Cristo”, realizada no povoado Mangabeira, município de Itabaiana, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe e a incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

 CAPELA

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), voltou a lamentar que o município continue sofrendo com o que ele avalia de “desgoverno” da prefeita Silvany Sukita (PSC). Para ele, o que já estava ruim, agora tende a ficar ainda maior com a gestora dividida com a administração e questões pessoais.

FÁBIO HENRIQUE

Tem chamado atenção de políticos sergipanos a desenvoltura do ex-prefeito de Socorro na Câmara Federal. Sempre abordando, temas de relevância para os sergipanos. Aí fica a dúvida! Será que ele gosta mais de ser deputado federal ou prefeito de Socorro?

ARACAJU

O ex-presidente Lula  já começou uma maratona de conversas sobre as eleições municipais de 2020.                                             Nos encontros e telefonemas, a definição de cidades em que o partido terá candidatura própria e onde pode ceder a aliados para indicar a vice.                                  No Instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente recebeu Márcio Macêdo (PT), que articula candidatura a prefeito de Aracaju.

ARACAJU II

O ex-deputado federal Valadares Filho, também tem andado nos bairros de Aracaju com muita frequência. Seu partido PSB, terá candidatura própria à prefeitura de Aracaju em 2020. Além de Valadares Filho o partido teria outro nome?

ARACAJU III

Nos palpites políticos, quem continua como franco favorito é o prefeito Edvaldo Nogueira para eleições 2020. Para muitos um político sem carisma, mas ninguém pode negar a grande habilidade de articulação dele. Edvaldo continua mudo em público e conversando com seus aliados sobre eleições.

ARACAJU IV

Não convidem para a mesma festa, o blogueiro Lenilson Melo, o Gordinho do Povo, como ficou conhecido nas redes sociais e o vereador de Aracaju, Palhaço Soneca estiveram na 2ª delegacia metropolitana da capital, para resolver sobre uma suposta ameaça que o blogueiro teria recebido. 

 LAGARTO

 Assim que ouviu as recentes declarações de Gustinho Ribeiro e a denúncia feita pelo presidente da Câmara de Lagarto, o deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC) decidiu se manifestar. “Esse rapaz (Gustinho) não tem limites! Vive de fazer molecagens e hoje não apenas Lagarto, mas Sergipe inteiro já o conhece. Gustinho é a parte podre da família! Um homem que disputou a eleição de 2018, venceu é verdade e com nosso apoio, mas que não tem dignidade para andar por aí porque está devendo a muita gente”.

RIBEIRÓPOLIS 

Quem tem se destacado pelo grande trabalho é o jornalista Franklin Andrade. Profissional competente e acessível,  tem mostrado a importância da comunicação profissional sem paixões políticas. Que sirva de exemplo a outros profissionais que fazem comunicação em prefeituras.

 JACKSON BARRETO

 O ex-governador Jackson Barreto não esconde de ninguém que não pretende permanecer no MDB. Alega não querer ficar em uma legenda que esteja apoiando o presidente Jair Bolsonaro. E a aposentaria que tinha anunciado a anos atrás. Desistiu? 

PROCLAMAÇÃO

No último dia 15 de novembro o Brasil celebrou a Proclamação da República, mas o que o país tem para celebrar? Tem um nova leva de trabalhadores que terão dificuldades para se aposentar, após a aprovação da Reforma da Previdência. Enquanto isto, o povo comemora a soltura de um corrupto que afundou o Brasil.

EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS 

Entra em votação no Congresso Federal, nos dias 19 e 20, a PEC que extingue 1.254 cidades no Brasil com menos de 5.000 habitantes e menos de 10% de arrecadação própria. Em Sergipe a lista inclui 11 municípios que deverão ser incorporados pelas cidades vizinhas.

FAKE NEWS

A CPI do Senado Federal que investiga Fake News vai ouvir no próximo dia 20, a partir das 13h, a deputado Joice Hasselmann, integrante do PSL, que denuncia o esqueça de notícias falsa saindo de dentro do Palácio do Planalto. O clima promete esquentar em Brasília.

NOVO PARTIDO

Tudo se encaminha para que o presidente da República Pública, Jair Bolsonaro, crie uma nova sigla partidária. O nome será Aliança pelo Brasil e terá como seu principal aliado o presidente da Fies, Paulo Skaf.

NOVO PARTIDO I

A previsão é que a sigla traga 30 deputados federais do PSL e o cerca de 20 a 25 parlamentares de outras legendas. Caso consigo esta proeza, o novo partido será o maior do Congresso Federal, mas para isto, precisa reunir 500 mil assinaturas e terá até março de 2020 para lançamento das candidaturas municipais.

NOVO PARTIDO II

Até o momento não temos notícias de quem comandará a sigla em Sergipe. O presidente Jair Bolsonaro fará uma live para anunciar a criação da sigla, resta a nos acompanhar para saber que de Sergipe estará ao seu lado.

 FRASE:

Por um voto em branco, você está dizendo que você tem uma consciência política, mas você não concorda com qualquer um dos partidos existentes.”

José Saramago 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc