Professores encerram greve nesta terça-feira

Redação, 03 de Dezembro , 2019

Os professores da rede estadual encerraram, nesta terça-feira (3) a greve deflagrada no último dia 26 visando protestar contra dois projetos do governo que, segundo eles, retiravam direitos da categoria. Coordenadas pelo presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (MDB), as negociações entre grevistas e o Executivo resultaram na manutenção das conquistas ameaçadas pelas proposituras.

O governo concordou em manter o triênio, a incorporação das gratificações para efeito de aposentadoria e o direito de redução de um quarto da carga horária aos 20 anos de trabalho. O Sindicato promete continuar a luta para garantir a redução de um quinto da carga horária aos 15 anos de carreira para quem estiver na ativa. Diante destes entendimentos, os professores decidiram retornar à sala de aula e desocupar a Assembleia”, afirma a presidente do Sindicato da categoria, professora Ivonete Cruz.

No mesmo dia da deflagração da greve, a Justiça concedeu liminar ao governo considerando o movimento ilegal e estipulando uma multa diária de R$ 10 mil por cada dia de paralisação.  Mesmo assim, os professores permaneceram de braços cruzados, numa ameaça ao ano letivo. Por várias vezes, o governo o negou que pretendia retirar direitos dos grevistas, mas estes só descruzaram os braços após o recuo do Executivo.

Foto: Ascom/Sintese-SE


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc