Unidade móvel da Deso promove inclusão e garante acesso ao conhecimento sobre saneamento

Redação, 10 de Dezembro , 2019

A euforia e o sorriso dos adolescentes Suyane Victória Matias Santos, 16 anos, e Talisson Almeida de Jesus, 12 anos, emocionaram professores e servidores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), durante mais umapassagem do Saneamento Expressopelo município de Itabaiana. Ela tem paralisias física e cerebral; ele é portador de autismo e dividem sala com mais 30 alunos do ensino regular, no terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nivalda Lima Figueiredo, localizada no centro do município.

Ao lado dos colegas, Suyane e Talisson conhecerem a maquete, construída dentro do ônibus de Deso,que, de forma lúdica, mostra desde a captação de água no manancial até a devolução do efluente tratado no corpo hídrico. Além disso, a estrutura retrata como acontece a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água.

O acesso à adolescente foi assegurado por meio da plataforma elevatória instalada no veículo, financiado pelo Banco Mundial no escopo do Projeto Águas de Sergipe. "Até para mim que sou adulta, foi novidade! Eu não tinha a consciência sobre a importância dessa obra (de micro e macrodrenagem) que está sendo realizada em Itabaiana para melhorar o saneamento e, consequentemente, a nossa qualidade de vida”, disse Maria Angelina Fontes, coordenadora da escola.

Angelina ressaltou que os alunos ficaram encantados porque puderam aprender sobre o assunto de formadivertida “Nessa parceria (escola-saneamento expresso) foi plantada, sem dúvida, uma importante semente”, comemorou. Para ela, a visita foi fundamental para compreensão da relevância dos serviços que estão sendo executados pela Deso na cidade, cujo investimento supera R$ 47 milhões.

Circulando

O Saneamento Expresso já percorreu vários municípios sergipanos explicando de forma didática o ciclo do saneamento. Segundo o gerente de Ações socioambientais da Deso, Ardilles Ferreira de Souza, desde a concepção a preocupação da equipe da Companhia esteve voltada para o desenvolvimento de um ambiente que garantisse o acesso ao conhecimento de forma plena a todos os cidadãos indistintamente.

“É extremamente gratificante perceber que o Expresso Saneamento está promovendo o enriquecimento do saber a todos os cidadãos, respeitando as diferenças e oportunizando com igualdade. A comunidade é a nossa principal aliada na construção do saneamento e, por isso, poder chegar a um maior número de pessoas de maneira efetiva é essencial”, apontou Ardilles.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc