TUBERCULOSE: Abertas inscrições para seleção de projetos de pesquisa contra a doença

O Ministério da Saúde abriu uma chamada pública para selecionar projetos de pesquisa que envolvam novas tecnologias no combate à tuberculose.

Redação, 03 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 03 de Janeiro, 2020

O Ministério da Saúde abriu uma chamada pública para selecionar projetos de pesquisa que envolvam novas tecnologias no combate à tuberculose. O edital tem a abrangência dos países do BRICS, formados pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ou seja, os estudos devem ter parceria com pelo menos um pesquisador de algum país dos BRICS. Além disso, os projetos devem focar no desenvolvimento de novas intervenções e esquemas terapêuticos, além de novos métodos de diagnóstico e acesso ao tratamento da doença e devem servir para os cinco países. Essa chamada pública é o primeiro passo para cumprir o compromisso brasileiro de investir R$ 16 milhões durante três anos em pesquisa e desenvolvimento contra essa doença. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que preside a STOP TB, um dos mais importantes programas mundiais que busca soluções para reduzir o número de doentes, explica porque o Brasil tem se mostrado um dos países mais avançados no combate contra a tuberculose. 

“Nós já trabalhávamos o tema da tuberculose no âmbito do Parlamento, na Frente Parlamentar da Tuberculose. Agora, no Ministério da Saúde, uma das primeiras agendas internacionais no ministério foi a escolha do Brasil, do ministro da Saúde do Brasil, para ser o chairman (presidente) da Stop TB. A Stop TB é um programa que reúne iniciativa privada, sociedade civil e governos para uma meta ambiciosa: até 2030 acabar com a tuberculose. É um trabalho que vai exigir todos os países”.

A tuberculose é uma doença grave em todo o mundo e, por isso, está listada entre as 10 principais causas de morte, com cerca de 10 milhões de novos casos todos os anos. O prazo de inscrição dos trabalhos é até o dia 30 de março deste ano e podem ser realizadas pelo site CNPq.br


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc