Novo fôlego para construtoras aquece a venda de imóveis em Aracaju

Resultados positivos no segmento chegam repletos de mudanças quem para ficar a longo prazo

Redação, 07 de Janeiro , 2020 - Atualizado em 07 de Janeiro, 2020


A retomada do mercado imobiliário no Nordeste vem sendo liderada pela cidade de Aracaju, em Sergipe. Com a chegada do ano de 2020, a expectativa entre os lideres do setor imobiliário é de a venda de imóveis volte a crescer, após quase três anos de recessão.

Entre os motivos que vinham segurando o sucesso do segmento estão principalmente os índices do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 0,5%, a taxa de desemprego e consequentemente o acesso ao crédito. Isso tudo foi agravado pela situação política e economia que foram as mais impactadas no país.

A reação do mercado começou ainda em 2019, com a ação das construturas para eliminar os estoques de empreendimentos prontos. Com a oferta maior do que a procura, houve um acúmulo de imóveis disponíveis. Esses então passaram a ser ofertados junto aos imóveis que acabaram de serem lançados, consolidando a venda dos imóveis seminovos.

As mudanças vem acontecendo de forma discreta, mas já representam o surgimento de novos caminhos. Imoveispopulares começam a aparecer, frente a quase dois anos sem grandes lançamentos vindos das construtoras. Em um segundo momento, acontece a retomada do desenvolvimento de novos projetos e novidades visando um futuro próximo na cidade.

Algumas medidas estão sendo tomadas para acelerar a recuperação do mercado. A aprovação de reformas vem estimulando a melhoria a médio prazo. A descoberta de um poço de gás na região, que poderá ser distribuído em cinco anos. A atração de investidores estrangeiros pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SE). Todas essas ações devem servir como uma injeção na economia, com boas chances de recuperação. Isso com o desenvolvimento de indústrias e crescimento da movimentação na região.

A cidade de Aracaju conta hoje com cerca de 648 939 habitantes. No Nordeste, aparece como ponto estratégico de urbanismo, economia, cultura e política. Frente a isso, tem o menor índice de desigualdade da região. Além disso, serve como exemplo de hábito de vida para outras cidades, principalmente em urbanismo. Também tem um dos menores custos de vida de todo o país, com destaque para o setor de turismo e o investimento em opções populares de hospedagem como hostels. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado imobiliário no Nordeste, veja os fatores que influenciam a venda de imóveis em Aracaju:

 

Mudança no perfil do consumidor

As diferentes oscilações na economia em Aracaju, também impactaram o perfil dos compradores de imóveis na região.

Estar atento a essas mudanças é fundamental para entender as diferentes etapas da jornada do consumidor e qual a melhor forma de atuar em cada uma delas.

No cenário nordestino, o cliente focado em imóveis era composto por casais de quatro filhos. Então, os imóveis de três quartos acabavam sendo os mais populares. As famíliastambém eram compostas por pessoas de mais idade, o que acaba também impactando na hora de escolher uma residência.

Outro fator que também foi determinante no consumo de imóveis foi o aluguel. Com a crise, muitos clientes acabaram entregando os espaços, optando por alternativas economicamente mais viáveis como dividir a residência com a família e até mesmo amigos.

Com isso, o valor dos imóveis em Aracaju caiu e adaptações foram feitas. Os inquilinos passaram a ficar responsáveis apenas pelo valor do condomínio, sem IPTU ou outros impostos. Tudo isso como uma forma de atrair novos consumidores.

Atualmente, o perfil ficou diferente. As famílias estão menores, com um, no máximo dois filhos. Isso sem contar os clientes solteiros ou divorciados, que acabam por morar sozinhos e consequentemente acabam buscando por opções mais enxutas.

 

Mapeamento de imóveis

 

Como apresentado no tópico anterior, as influências da economia no segmento imobiliário também estiveram centradas principalmente no consumidor e nas mudanças vivenciadas em seu cotidiano.

Com famílias mais enxutas, o padrão de imóvel ideal também mudou. Assim, estamos vivendo na época em que os empreendimentos devem ser cada vez mais compactos com um único e exclusivo objetivo: o compartilhamento.

Com áreas privadas menores, crescem os espaços de uso coletivo como academias, salão de festas, áreas para carros, bicicletas e patinetes nas garagens, varais e lavanderias. Tudo o que ocupa espaço dentro de um imóvel, acaba ganhando uma área no condomínio para o uso coletivo de todos conforme a necessidade.  

Também existe a preocupação para com os mais velhos. Áreas focadas no cuidado da saúde, da mente e do corpo também estão se fazendo cada vez mais comuns nos condomínios e devem ganhar força nos próximos anos.

Além dos recursos que oferece, outro ponto importante na hora de escolher o empreendimento ideal é ter claro quanto vai sair tudo isso. A relação custo-benefício e a busca por economia devem seguir em alta por um longo período.

Desta forma, não é novidade os clientes estejam procurando opções que se encaixem em programas de financiamento como o Minha Casa, Minha Vida. Dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SE) apontam que as faixas mais procuradas do programa são as 1,5, 2 e 3.

 

Bairros mais procurados

Outro ponto importante para a recuperação da atuação das construtoras na cidade de Aracaju é a localização na qual os empreendimentos estão localizados.

Estar atento ao endereço da nova residência vai muito além de uma questão de praticidade e estilo de vida, e está diretamente ligada ao impacto que pode provocar no bolso do consumidor.

Uma pesquisa realizada pelo sindicato junto aos participantes do mercado imobiliário buscou mapear quais as regiões mais procuradas pelos aracajuanos. Dentre as opções citadas estão os bairros Jardins, Santa Lúcia, Jabutiana, Atalaia, Garcia, Eldorado e Luzia.

Com o crescimento nestes determinados pontos, foi possível traçar o perfil dos imóveis mais populares. Estão em alta apartamentos em Aracaju de dois quartos, com áreas coletivas no condomínio como academia, piscina e salão de festas. Além disso, benefícios como água e gás individuais chamam a atenção dos consumidores, uma vez que diminuem o valor pago no condomínio.

Gostou do post? Não deixe de compartilhar com amigos nas redes sociais

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc