Matrículas para Ensino Médio em Tempo Integral iniciam nesta segunda-feira, 20

Redação, 18 de Janeiro , 2020

Os estudantes que irão cursar a primeira, segunda ou terceira séries do ensino médio em tempo integral poderão se matricular a partir desta segunda (20), até o dia 24 de janeiro. A matrícula deverá ser feita diretamente no portal: https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/. Caso não exista vaga na escola desejada, o estudante poderá se inscrever em outra mais próxima de onde reside ou se cadastrar online na lista de espera e será notificado através do e-mail informado assim que surgir a vaga.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Emanoela Ramos, as matrículas para os integrantes da rede serão realizadas no período de 20 a 21 de janeiro, já para os candidatos novatos na rede estadual, de 23 a 24 de janeiro. O aluno que já está matriculado em uma escola de ensino médio em tempo integral e irá permanecer na mesma unidade estará automaticamente matriculado. Havendo necessidade de atualizar os dados cadastrais, é só acessar o Portal da Matrícula no endereço eletrônico: https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/, clicar em "Já possuo acesso" e realizar as devidas alterações. 

O estudante da rede estadual que ainda não está matriculado na escola em tempo integral deverá acessar o Portal da Matrícula, efetuar o login e, no menu principal, escolher a opção "Efetuar matrícula em outra escola", selecionando a escola que oferta o ensino em tempo integral de preferência.

Alunos candidatos à rede (externos) deverão selecionar a série, o município, o turno e a escola integral em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. Somente os pais ou responsáveis poderão realizar a matrícula daqueles que são menores de idade. 

Para finalizar a matrícula é necessário que o estudante entregue na escola os seguintes documentos: 

Comprovante de Matrícula Online;
Cópia de Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade;
Cópia do CPF e/ou documento de Identidade, quando houver;
Cópia do CPF para os alunos do Ensino Médio ou da EJAEM, quando houver;
Guia de Transferência ou Declaração;
Comprovante de residência, quando houver;
Termo de Responsabilidade;
Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade;
Duas fotos 3x4.
Diferencial 

As unidades escolares rede estadual que ofertam o ensino médio em tempo integral têm um grande diferencial em relação às escolas do ensino médio regular: os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o ENEM, mas também podem escolher disciplinas Eletivas, ou seja, há o currículo flexível. "Além disso, eles podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola", explicou Emanoela Ramos.

Nessa modalidade de ensino não existe divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. O aluno fica mais tempo na escola e ganha tempo para aprender mais. As disciplinas que já marcam presença no ensino médio regular ganham a companhia de outras disciplinas e atividades práticas, desenvolvidas com o apoio dos professores. Segundo Emanoela Ramos, "os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos, ampliar seus horizontes e planejar o futuro, são estimulados a enxergar um mundo de possibilidades e preparar-se para elas". 

Fonte: Secom Governo
 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc