O COVID-19 E A FILOSOFIA POPULAR: É AGORA QUE A JURUPOCA VAI PIAR ( por Carlos Braz )

23 de Março , 2020 - Atualizado em 23 de Março, 2020

 

 

O COVID-19 E A FILOSOFIA POPULAR: É AGORA QUE A JURUPOCA VAI PIAR

                                                                       Por Carlos Braz 

O ano de 2020 entrará para a História contemporânea como aquele em que o Covid-19, disseminou-se a partir da China, e devastou com sua letalidade todos os países do mundo, ocasionando mortes em todos os níveis sociais.

São tempos sombrios, de medo e reflexão. Horas sinistras, nas quais os instintos mais deploráveis que habitam o inconsciente das pessoas saem dos escaninhos da mente e afloram à superfície, de tal forma que se não forem controlados nos levarão de volta à barbárie. O homem, a mais desenvolvida espécie do mundo animal demonstra que assim como os irracionais precisa de controle.

Exatamente agora vejo na TV a notícia de que uma mulher furtou milhares de máscaras de um hospital de São Paulo, e esse ato vem somar-se a outros, onde o egoísmo, a ganância, a soberba, a insensibilidade, a irresponsabilidade e o desconhecimento dos princípios básicos da cidadania só alimentam a gravidade do problema.

 É nos momentos extraordinários que emergem os grandes líderes de uma nação. Os que entrarão para a História como possuidores de qualidades essenciais para comandar: discernimento para compreender e interpretar corretamente a realidade, coragem para tomar decisões duras, mas necessárias, que não privilegiem nenhum grupo social, humildade para solicitar ajuda, vigiar e punir sem complacência os criminosos de ocasião.

 Nas palavras do filósofo francês Foucault, a certeza de ser punido é que deve desviar o homem do crime. A sabedoria popular também nos remete a reflexões sobre os dias que virão pela frente, que já foram anunciados pelos orgãos governamentais como difíceis, e que só a conscientização coletiva pode impedir a catástrofe de uma infecção generalizada  Uma expressão popular nordestina se encaixa nesse contexto, ante as previsões dos cientistas envolvidos no combate ao vírus: é agora que a jurupoca vai piar.

Cabe a cada cidadão brasileiro a responsabilidade de cumprir as orientações emanadas dos órgãos competentes e entender que também somos elos importante dessa corrente, ao lado dos milhares dos profissionais da saúde que arriscam suas vidas em nome do juramento que fizeram.   


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc