“Saúde e Atividade Física em tempos de pandemia” é o tema da semana na Escola do Legislativo

Redação, 12 de Junho , 2020

A Escola do Legislativo Profª Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou nesta quinta-feira, 11, o curso on-line “Saúde e Atividade Física em tempos de pandemia”. A atividade faz parte do projeto “Aprendendo com a Crise”, trazido pela instituição para trazer conteúdos à população de forma remota, durante a pandemia da Covid-19.

“Estamos realizando tais atividades para buscar o enfrentamento deste momento de crise. Os cursos que estamos oferecendo são dos vários tipos. Hoje, temos um relacionado à área da saúde, sobre atividades físicas nos tempos de pandemia, o que nos ajuda a passar por este momento de privação, pelo próprio aprendizado ou pelo exercício que ocupa nossa mente de forma produtiva. Este momento assola toda a sociedade e não é diferente conosco. Contamos com a humildade e a benevolência dos profissionais de tamanho calibre que passam por aqui, e nos oferecem seus saberes nestes tempos”, afirmou Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo.

O curso deste dia 11 durou duas horas e foi ministrado por Amanda Alcântara, enfermeira, servidora pública e graduanda em gestão e administração; e Rodrigo Guimarães, licenciado e bacharel em educação física. A atividade teve mais de 30 participantes de forma on-line, incluindo o Secretário Executivo da CMA, Geraldo Alcântara, representando o presidente Nitinho Vitale.

Amanda Alcântara falou de questões como higienização e uso de máscaras, e explicou as diferenças entre distanciamento social, isolamento e quarentena. Além disso, ela também expôs a necessidade dos cuidados com o coronavírus. “A Covid-19 é transmitida de pessoa por pessoa via secreção expulsa da boca pela fala, ou pelo nariz em tosse ou espirro. Se o indivíduo faz isso sem proteção, as gotículas ficam em superfícies ou se espalham pelo ar. Por isso o isolamento é essencial. O ideal é não arriscarmos, higienizarmos tudo em casa e evitarmos aglomerações em ambientes fechados, mesmo que sejam simples como os elevadores”, afirmou.

“Estamos em um isolamento, não cabe ir à casa de amigo ou de alguém fora de nossa vivência de casa. Isso ajuda a contaminar mais pessoas. Muitos usam máscaras como desculpa para ‘furarem’ a quarentena, o que é errado”, complementou a enfermeira.

Já Rodrigo falou da importância dos exercícios e físicos e pediu que os participantes estejam sempre atentos a tal questão, mas com cautela: “Nosso corpo tem individualidades. Cada pessoa pratica o exercício de acordo com seu corpo e sua rotina. Aconselho que as pessoas façam inicialmente exercícios simples, básicos, que ajudem a manter o movimento. Exercício é um princípio: tem que haver continuidade. Nosso corpo precisa de rotina, saber que sempre há ali aquele gasto energético”.

Por fim, a nutricionista Naiana Oliveira também participou como convidada e destacou a necessidade e a preocupação com uma boa alimentação neste período. “A quarentena fez nós refletirmos muito também na alimentação. Mesmo a pessoa querendo ser muito ativa, normalmente a tendência é de maior sedentarismo. É importante que as pessoas se atentem, pois, a qualidade da alimentação está diretamente ligada à saúde”, concluiu.

Fonte: Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc