Adailton Sousa: da humildade à unanimidade

Redação, 20 de Junho , 2020 - Atualizado em 20 de Junho, 2020



Ainda não de forma oficial, uma vez que o entendimento do grupo político do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, é de que a prioridade segue sendo o combate à pandemia e a execução de obras de infraestrutura por todo o município, mas já está claro para todos os itabaianenses que o pré-candidato a prefeito apoiado por Valmir é mesmo Adailton Sousa, seu ex-secretário da Administração e Chefe de Gabinete.

Isso é fato consumado. Mas o que antes poderia parecer uma imposição do prefeito, vai se mostrando, a cada dia que passa, numa decisão que contempla os anseios de todo o agrupamento, uma vez que o que se deseja é a continuidade de uma administração que deu mais do que certo, que revolucionou positivamente a cidade de Itabaiana.

Sem desmerecer os outros nomes possíveis, Adailton se configura na decisão mais acertada justamente por ser a pessoa mais próxima, administrativa e pessoalmente falando, do próprio Valmir. Resumindo: Valmir é Adailton e Adailton é Valmir quando se fala na atual administração pública que comanda os destinos da cidade serrana.

Mas é preciso salientar algo decisivo para além das questões de proximidade e de afinidade entre Valmir e Adailton. É que o próprio Adailton conseguiu construir seu espaço se utilizando de um recurso que pouquíssimas pessoas usam, seja na política, seja na vida. Trata-se da humildade. Ninguém nunca viu Adailton, ao longo de sua história de vida e de sua exitosa experiência no setor público, levantado a voz para dizer que ele “é o cara”. Pelo contrário: quem conhece Adailton gosta dele justamente pela sua palavra dada e cumprida, pelo seu carisma, pela forma humilde de tratar a todos, com imenso respeito.

Mas também é preciso ressaltar que Adailton é pulso firme em questões administrativas. É mérito dele, claro que capitaneado pelo comando de Valmir de Francisquinho a frente da prefeitura, a diferença da água para o vinho no tratamento dado aos servidores públicos itabaianenses, por exemplo. Ele esteve secretário de Administração nos momentos mais difíceis da gestão, especialmente quando foi necessário negociar salários atrasados deixados pela gestão anterior. Firme e sereno, Adailton conduziu as negociações ao lado de Valmir. E o resultado todos conhecem: Itabaiana chegou a 90 meses com salários pagos dentro do mês trabalhado. Em tempos de crise e em comparação com a gestão passada, esse número é uma benção.

Também é necessário destacar que Adailton Sousa não foi e nem é, em momento algum, pré-candidato de si mesmo. Ao ser alçado a esse posto pelo agrupamento ao qual pertence, Adailton representa um ideal de grupo, um projeto unido, coeso, forte e que visa manter Itabaiana na trilha do desenvolvimento. E quer exemplo maior de humildade do que se colocar a disposição para um embate no qual ele representará as conquistas alcançadas, sem se posicionar como “o dono da bola” ou como o “sabe tudo”, como muitos por aí fazem?

Assim, como foi possível constatar em entrevista neste mesmo portal 93 Notícias, no programa Dialoga Sergipe, comandado pelo radialista Roosevelt Santana, o ex-senador Eduardo Amorim, outro nome que abrilhanta a política itabaianense, já definiu seu apoio integral ao projeto eleitoral proposto por Valmir de Francisquinho, hipotecando seu apoio à pré-candidatura a prefeito de Adailton Sousa. E dessa maneira, sem alarde, sem arroubos, sem imposições e com base em muito diálogo, o grupo político de Valmir de Francisquinho fecha, unânime, em torno do nome de Adailton. Para quem se manteve calmo, aberto ao diálogo e exercendo a humildade como grande virtude, Adailton alcançou a unanimidade por merecimento, pela chamada meritocracia.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc