Todas as atividades físicas mantêm massa muscular na menopausa

Jose Costa, 25 de Junho , 2020

A atividade física está positivamente associada à manutenção da massa muscular durante a transição da menopausa.

 

Estrogênio e músculos

 

Um grande estudo envolvendo mulheres de meia-idade mostrou que alterações relacionadas ao envelhecimento no músculo esquelético fazem parte da vida cotidiana das mulheres na casa dos cinquenta anos.

 

Durante esse período, as mulheres passam da perimenopausa para a pós-menopausa e a produção de estrogênio cessa. A perda de estrogênio afeta os músculos e leva a um declínio na massa muscular.

 

A boa notícia é que a atividade física - em todas as suas formas - pode ajudar a manter a massa muscular nesse período.

 

"Nós já sabíamos que o estrogênio tem um papel na regulação das propriedades musculares. Seguindo o status hormonal, medindo muitos aspectos dos músculos e levando em consideração o envelhecimento cronológico simultâneo de mulheres em transição da menopausa, pudemos mostrar que o a redução da massa muscular já ocorre no início da pós-menopausa," disse a professora Hanna Kaarina Juppi, da Universidade de Jyvaskylan (Finlândia).

 

Atividade física contra menopausa

 

No presente estudo, o tamanho dos músculos foi medido no estado perimenopausal e logo após entrar na pós-menopausa, quando a menstruação para permanentemente. As mulheres tinham, em média, 51 anos e meio de idade no início do estudo, e 53 anos de idade nas medições finais.

 

A duração média da transição da menopausa nesse grupo foi de um ano e meio. O tempo que uma mulher leva para passar pela menopausa é único: Neste estudo, variou de menos de seis meses a mais de três anos. Durante esse período, a diminuição da massa muscular foi de um por cento na média anual.

 

A atividade física, por sua vez, mostrou-se positivamente associada à manutenção da massa muscular durante a transição da menopausa.

 

As mulheres mais ativas fisicamente tinham maior massa muscular antes e após a menopausa, em comparação com as mulheres menos ativas. Parece que, embora a menopausa sozinha diminua a massa muscular, permanecer fisicamente ativa pode ajudar as mulheres a tornar suas mudanças corporais mais lentas, disse Juppi.

 

Fonte: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=qualquer-atividade-fisica-mantem-massa-muscular-menopausa&id=14158&nl=nlds - Redação do Diário da Saúde - Imagem: University of Jyväskylä


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc