UFS realizará testes de COVID-19 em Canindé do São Francisco

Redação, 11 de Julho , 2020

Na próxima segunda-feira, 13, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) analisará as taxas de infecção pelo SARS-CoV-2 em Canindé de São Francisco, além de implicações nas estratégias de distanciamento. Essa análise é baseada no projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e será aplicada em todo estado.

O objetivo é avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital. Os resultados do estudo servirão para fornecer dados mais precisos sobre a doença, traçar estratégias para o combate da pandemia e basear ações e programas de prevenção.

O resultado do teste será dado no momento da visita e no caso de algum teste resultar em positivo, a Secretaria Municipal de Saúde será informada para providências necessárias e os protocolos do Ministério da Saúde serão aplicados. As medidas de segurança biológica também serão adotadas, de forma a garantir a proteção da saúde dos entrevistados e dos integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material.

A Prefeitura de Canindé de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará o suporte necessário para que os profissionais da UFS desenvolvam o trabalho como planejado. Lembrando, que essa ação ocorrerá em três momentos no município.

“Estamos atentos e fazendo o enfrentamento da Covid-19. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance, a vinda da Universidade Federal de Sergipe vai ser importante para sabermos a dimensão do contágio no município, para assim avaliarmos nossas ações até o momento”, comentou o prefeito Ednaldo da Farmácia.


FonteASCOM/Prefeitura de Canindé de São Francisco


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc