Hyago França: três anos de uma gestão revolucionária

Redação, 14 de Julho , 2020 - Atualizado em 14 de Julho, 2020


No ano em que a Associação Desportiva Confiança estava sem calendário e passava por dificuldades financeiras, o jovem Hyago França assumiu o risco ao se tornar presidente do clube. A ousadia mudou a história do time azulino, que atualmente disputa a série B do Campeonato Brasileiro, é líder do grupo B da Copa do Nordeste e está invicto no Campeonato Sergipano.

Uma história bem parecida com a maior inspiração do presidente: seu pai. Filho de Fernando França, mandatário do time azulino entre 1988 e 2000 e diretor de futebol do ano 2008 e 2009, o sonho de conquistar o acesso para a série B foi passado de geração em geração. Em 2008, o Confiança bateu na trave e não mudou de série por apenas um ponto, 11 anos depois o time proletário conquistou a tão sonhada vaga na gestão do jovem presidente.

Aos 24 anos, Hyago foi eleito presidente do clube pela primeira vez em outubro de 2016. O gestor relembra com orgulho do momento. “Eu me sentia pronto, apesar da idade. Sabia que a responsabilidade era grande, afinal se trata do maior clube do estado, com a maior torcida.”

O jovem já havia sido vice-presidente do Confiança ao lado de Luiz Roberto, João Fonseca e Ernando. Acompanhando de perto a gestão de Fernando, Hyago cresceu observando e aprendendo sobre o assunto. O amor pelo time o transformou em um presidente dedicado. “Eu trazia comigo um sonho, o legado do meu pai.”, recorda.

Mesmo com os olhares de desconfianças, o jovem provou a sua capacidade de comandar um clube e marcou a história com a volta por cima do Dragão no futebol. Em setembro do ano passado, foi reeleito com 87% dos votos e a aprovação da torcida. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Hyago foi o presidente mais jovem de três divisões (A, B e C) em 2019.

Uma gestão marcada por vitórias e conquistas desde o primeiro ano. Em 2017, o Confiança foi campeão do Campeonato Sergipano após um jogo histórico contra o Itabaiana. Quase conquistou o tão sonhado acesso no mesmo ano, mas bateu na trave ao perder para o São Bento (SP) nas quartas de finais da série C do Campeonato Brasileiro.

A maior conquista foi a ascensão à série B no ano passado. Um sonho antigo do presidente, herdado do seu pai. “Quando decidi encarar o desafio de ser presidente do Confiança, eu só mentalizava esse objetivo. O sonho do meu pai virou realidade.”, comemora o mandatário.

Em 2020, os jogos de futebol foram paralisados por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em março. O retorno do Campeonato Sergipano é no dia 25 de julho e do Campeonato Brasileiro é 8 de agosto. Pela Copa do Nordeste, o Confiança enfrenta o Sport no dia 22 deste mês, às 20h, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana (BA).

A base do time azulino também é destaque. Durante os três anos, o clube conquistou títulos em todas as categorias. No sub-17, o clube proletário foi campeão do Sergipano e garantiu vaga para a Copa do Brasil 2020, além de ser o campeão da 1º Copinha de Base no sub-12.

Outro feito do Confiança na gestão é a ascensão no ranking oficial da CBF. O time era o 70º em 2016. Neste ano, está ocupando a 52º colocação. Uma subida de 18 posições em quatro anos. O reflexo das conquistas do clube presidido por Hyago França.

O time proletário passou por uma revolução que valorizou a marca a nível nacional e aumentou o catálogo de produtos licenciados. Além do número de lojas licenciadas que foram triplicadas. A mudança deu uma cara nova ao clube que evoluiu em vários aspectos.

Débitos trabalhistas

O Confiança é a primeira empresa do estado a desenvolver um Plano de Pagamento para zerar os débitos trabalhistas. Com isso, o objetivo é que as dividas sejam quitadas em três anos.

Sócio Torcedor

Nos três anos de gestão, o número de sócios-torcedores aumentou cerca de 217%. Atualmente, são 3569 sócios, com 2217 adimplentes. O novo sistema é eficaz, personalizado e foi desenvolvido pensando nas necessidades, benefícios e vantagens do torcedor azulino.

O Sócio Dragão Maior oferece quatro planos: Manoel Baiano, Dona Finha, Fernando França e Sabino Ribeiro. Há, ainda, o plano contribuinte e empresa. O associado tem como vantagens concorrer ao manto da semana, sorteios exclusivos e clube de descontos.

Uma campanha foi lançada em maio desse ano como forma de agradecimento aos torcedores. Os sócios que estiverem adimplentes até o fim de 2020 terão os nomes eternizados na sala de troféus do Estádio Sabino Ribeiro.

Dragão nos bairros

O projeto foi idealizado pelo presidente no final de 2017 com objetivo de promover um projeto social através da parceria entre o Confiança e as escolinhas de futebol dos bairros da capital.

Hyago França destaca que o beneficio é tanto social, mostrando a responsabilidade social do Dragão, como na revelação de novos talentos para o time. “Nosso desejo é tornar o nosso clube cada vez maior. Não há como atingir a finalidade sem a preocupação com o futuro dos jovens sergipanos.”

O Dragão nos bairros é uma oportunidade de promover uma nova realidade para crianças e adolescentes através do trabalho social. “O objetivo maior é afastar os jovens do mundo dos crimes e das drogas, tirar da rua através do esporte. Quem sabe um dia não teremos um craque vindo desse projeto.”, afirmou o presidente.

Durante os eventos são entregues uniformes, bolas, cones e realizados sorteios de brindes. O clube ainda disponibiliza toda a estrutura física e profissional para o acompanhamento dos jovens atletas.

Outra ação realizada pelo mandatário é a doação de toneladas de alimentos para instituições sociais. Além de incentivar a contribuição em diversas campanhas de arrecadações.

Torcida

O Confiança é o clube sergipano com mais torcedores no estado, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto França de Pesquisas (IFP) e encomendada pela Rádio Jornal. Realizada entre novembro e dezembro de 2019, o time azulino aparece com 93.500 torcedores.

Com o estilo de gerir parecido com o do seu pai, o atual presidente do Dragão sempre está ao lado da torcida, incentivando a força da nação proletária.

No dia 22 deste mês, Hyago relembrou, por meio de uma postagem no seu Instagram, um jogo em abril de 1992 no qual Fernando apoiou a torcida do Confiança a mostrar sua força em outros estádios através da doação de 22 ônibus para a viagem até a Fonte Nova. O resultado foi mais de mil torcedores incentivando o time na busca pela terceira vaga do Grupo II, da Divisão Classificatória do Campeonato Brasileiro.

Nova estrutura

A reforma do Estádio Sabino Ribeiro, que iniciou em outubro, teve o investimento de mais de 1,5 milhão de reais. Destes, um milhão foi gasto com a academia, 250 mil com o gramado e 300 mil com o centro administrativo. Revolucionando o Dragão, o presidente visitou clubes da série A e B buscando referências para a mudança que resultou em um Centro de Treinamento moderno.

A casa do Confiança, localizada no bairro Industrial, foi inovada com um setor de análise de desempenho e uma sala de fisiologia. Além disso, conta com uma nova academia, uma sala de fisioterapia, um novo refeitório e um centro administrativo.

Por: assessoria de comunicação 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc