Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anuncia calendário esportivo paralímpico para 2021

Redação, 03 de Agosto , 2020

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anunciou nesta segunda-feira, 3, o calendário esportivo dos Jogos Paralímpicos do ano que vem após o adiamento do maior evento esportivo do planeta devido à pandemia do Covid-19 em 2020. Ao todo, serão disputados 539 eventos de 22 modalidades e utilizadas 21 arenas na capital japonesa entre 25 de agosto e 5 de setembro de 2021. A cerimônia de abertura está agendada para o dia 24 de agosto.

De acordo com a agenda divulgada, o primeiro dia de disputa por medalhas já será em 25 de agosto. O ciclismo feminino será a primeira modalidade a conhecer as medalhistas paralímpicas desta edição. Além do ciclismo, natação e esgrima em cadeira de rodas também conhecerão seus medalhistas.

A modalidade com maior número de eventos individuais nos Jogos será o atletismo, com finais em todas as sessões, totalizando 167 eventos medalhados.

“O anúncio do cronograma da competição é sempre um marco fundamental para todos os Jogos Paralímpicos. Com pouco mais de um ano, os paratletas agora podem ver quando estarão competindo e os espectadores podem começar a planejar quais eventos eles querem assistir pessoalmente ou assistir pela televisão", disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), Andrew Parsons.

O cronograma de competições seguiu, assim como cronograma original antes do adiamento, a premissa de horário para facilitar o acompanhamento do público. Ao todo, os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021 terão 300 sessões, sendo 109 com medalhas em disputa.

Confira aqui o cronograma completo.

Em 29 de agosto de 2021, domingo, acontecerão 63 eventos com premiações em pódios, o dia com maior quantidade de medalhas em disputa. Serão 20 finais no atletismo, 13 na natação, cinco no judô, quatro no triatlo e no remo.

Os Jogos de Tóquio marcam a estreia de duas modalidades, o parabadminton e parataekwondo. Ambas começam na segunda metade dos Jogos. A última modalidade a conhecer seus medalhistas será o basquete em cadeira de rodas masculino, em 5 de setembro, dia que ainda haverá as tradicionais maratonas masculina e feminina.

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc