IFS Itabaiana: Nota sobre o retorno das aulas

Redação, 21 de Agosto , 2020


É com imensa satisfação que o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana informa aos seus alunos, pais, mães e comunidade em geral, que retornará as suas aulas, no sistema de ensino remoto, visto que por conta do cenário atual provocado pela pandemia do coronavírus ainda não é possível ter aula presencial. 

Medidas fundamentais tiveram que serem tomadas para implantação do ensino remoto e o retorno às aulas. 

O IFS não é uma instituição que oferta cursos EAD, por isso foi necessária a mudança na regulamentação, sendo elaborada uma nova resolução que passou pelos órgãos competentes, a saber: Conselho Superior, CEPE - Conselho de Ensino e Pesquisa e Colégio de Dirigentes. 

No decorrer do processo de implantação, verificamos que muitos dos nossos alunos não possuíam os meios (computador, tablete ou celular) e nem condições de pagar um plano de internet para ter acesso as aulas. Pensando nisso foram realizadas aquisições de tabletes e auxílio internet que já foi pago desde a semana passada, proporcionando condições para oferecer um ensino mais democrático possível. Ressaltamos ainda, que àqueles ou àquelas estudantes que de hipótese alguma consiga ter acesso as aulas virtuais, encaminharemos até a sua residência material impresso em forma de estudo dirigido, outras atividades encaminhadas pelo docente, bem como, as atividades pelo livro didático, sendo essa última ação destinada aos alunos ou alunas do ensino médio integrado. 

Os nossos professores precisaram aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas através da participação em cursos de qualificação para poder melhor manusear as ferramentas de salas de aulas virtuais, visto que estavam acostumados com metodologia voltada para aulas presenciais. 

Nesta semana, de 17 a 21 de agosto, acolhemos os alunos de forma virtual, realizamos oficinas e minicursos com a finalidade de prepará-los para também se familiarizarem com as ferramentas que serão utilizadas no ensino remoto. 

Destacamos ainda que durante os meses de suspensão do calendário acadêmico, a nossa Instituição não parou, fizemos uma frente de combate e prevenção ao COVID-19, noticiada amplamente nos meios de comunicação, trabalhamos remotamente e em teletrabalho, pagando nossos fornecedores e assumindo nossa responsabilidade como ente público, os nossos alunos foram acompanhados pelos professores, tentando de todas as formas dirimir o prejuízo no ensino aprendizado. 

Todas as medidas elencadas acima, foram fundamentais para que pudéssemos anunciar o retorno das nossas atividades acadêmicas através do ensino remoto, que dará início segunda-feira, dia 24 de agosto de 2020. Desejamos a todos bom retorno às nossas atividades, na certeza de que agora é a hora de construirmos juntos e atravessar esse momento de mãos dadas e unidos. 

Por: Ascom IFS


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc