EAD ou ensino presencial? Como decidir minha modalidade de estudos?

Redação, 04 de Setembro , 2020 - Atualizado em 04 de Setembro, 2020

Você sabia que o ensino a distância existe desde 1728? Claro que não com a tecnologia que existe hoje, mas cursos por correspondências já eram tendência naquela época. Em um passado nem tão distante assim, pouco antes da internet surgir, muita gente acompanhava o Telecurso 2000 na TV, que ensinava disciplinas do ensino fundamental e médio.


Depois do surgimento da internet e a democratização da informação, hoje é possível estudar cursos rápidos, graduação e até pós-graduação na modalidade EAD. Segundo dados da Catho Educação, que oferece descontos em bolsas de estudos para graduação e pós-graduação, houve um aumento de quase 80% no mês de maio em matrículas para os cursos a distância - entre 21 de março e 6 de abril, esse aumento foi de 70%. 


As empresas e os profissionais enxergam nessa forma de estudo a praticidade e otimização do tempo na hora de aprender. Porém, para que o ensino a distância seja aproveitado da melhor forma possível, é preciso ter muita disciplina e dedicação. Veja abaixo algumas reflexões e descubra qual modalidade de ensino combina com o seu estilo de vida.


Você conhece bem o curso de seu interesse?


A graduação tem duração média de quatro anos e mesmo depois de decidir qual o curso certo para você é importante olhar com atenção a grade de disciplinas para se preparar. Algumas universidades costumam ter uma base teórica mais profunda, enquanto outras costumam focar mais na prática. Vale consultar o ranking das melhores faculdades no site da Catho Educação, nele contém a avaliação de outros alunos e pode ser interessante na hora da sua pesquisa.


É importante você entender qual o estilo de ensino você se sente mais confortável para que, posteriormente, você possa encaixá-lo na modalidade presencial ou a distância. Nessa etapa, também vale refletir se você é uma pessoa que prefere estudar sozinha ou aprende melhor em um ambiente com outras pessoas. Alguns cursos online costumam ter aulas ao vivo, o que para algumas pessoas funciona muito bem. 


Como é a sua rotina para adaptar os estudos?


O ensino a distância facilita muito para quem tem dificuldades de estar em uma universidade todos os dias no mesmo horário, porém é importante que você entenda qual a sua disponibilidade para estudar. 


Você é uma pessoa que tem facilidade para estudar sozinha? Existe um ambiente adequado para incluir uma rotina de estudos no seu dia a dia? Muitas pessoas se encaixam melhor no ensino presencial por se tratar de um compromisso dentro de um ambiente que exige 100% da sua atenção. Dito isso, em casa nem sempre conseguimos nos dedicar da mesma forma.


O segredo da modalidade EAD é a disciplina e o foco. Esses fatores precisam acompanhar o estudante em todos os seus altos e baixos durante o curso. O que nos leva ao próximo tópico.


No dia a dia como você lida com o desânimo?


Durante a vida acadêmica, o desânimo pode surgir algumas vezes e a forma com que você lida com os problemas podem te ajudar a entender em qual dos ensinos você terá mais facilidade de lidar.


Pense sobre os problemas que já passou, nos momentos em que sentiu desânimo para fazer alguma tarefa. O que fez você superar? A clareza de seus objetivos e a sua motivação precisam caminhar juntos para que você não desista.


Faculdade EAD e presencial: vantagens e desvantagens 


Para te ajudar a entender o perfil de cada ensino, a tabela abaixo disponível no blog da Catho Educação, mostra as vantagens e desvantagens de cada modalidade.


 


 


Dessa forma, escolher um curso a distância ou presencial depende muito mais do seu perfil e de como você irá adaptar a sua rotina para os estudos. Independente da modalidade, a dedicação e o foco precisam estar ao longo do percurso para que o aprendizado seja 100% aproveitado. Bons estudos!

Por: Aline Matos

O que você está buscando?