Psicóloga ensina como superar o medo de falar em público durante curso da Escola do Legislativo

Redação, 17 de Setembro , 2020

Baseada em três técnicas: estudar, treinar e enfrentar o perigo (medo) a psicóloga Valéria Costa convenceu na tarde desta quinta-feira, 17, os inscritos do curso “Supere o medo de falar em público e gravar vídeos durante a quarentena” que é possível vencer o medo de fazer apresentações em público e gravar vídeos para redes sociais.

Este é mais um curso on-line oferecido para os servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e público em geral pela Escola do Legislativo Profª Neuzice Barreto de Lima. No total, foram duas horas de palestra na qual foi possível debater sobre o tema e tirar dúvidas.

De acordo com a psicóloga, o seu método é baseado na Psicologia Positiva que estimula o pensamento positivo e fazer entender que o medo não é real e sim, algo imaginário. “O medo é algo inerente ao ser humano, mas a timidez é adquirida. Portanto, não existe genética da timidez. Que o seu medo não seja nada que te impeça de agir”, observou.

Durante o curso, Valéria Costa aplicou testes rápidos de percepção que foi possível avaliar o grau de timidez e frisou que se deve estar no controle das emoções. “Críticas vão sempre existir, o importante é não focar nelas”, ensinou. Para a psicóloga, após a pessoa se preparar estudando o assunto, fazer técnicas de respiração, meditação guiada, praticar uma atividade física ou fazer algo que goste é uma boa alternativa para tranquilizar o cérebro para a apresentação. “Você não precisa se acalmar e sim se empoderar”,ressaltou.

A psicóloga apontou que começar a apresentação se desculpando do nervosismo, falar de si mesmo o tempo inteiro, falar difícil, vícios de linguagem ou gírias, falar sem olhar para o público, ler slides o tempo inteiro, usar palavras que não agregam, fazer piadas sem graças e preconceituosas, não respeitar o tempo, confiar só na memória e vícios postura são uns dos erros mais comuns de pessoas inseguras.

“Uma das maiores causas de nervosismo é falta de preparo e revisão”, disse Valéria. Cuidar da aparência, prestar a atenção na entonação da voz, manter a postura, usar de gráficos e tabela, metáforas, contar histórias verídicas, usar roupa adequada para a apresentação e iluminação do ambiente são pontos fundamentais em uma boa apresentação de acordo com a psicóloga.

Já com relação a gravar vídeos para rede social, Valéria Costa sugeriu que a pessoa grave várias vezes e ir postando. “Se você esperar perfeição não vai postar nunca. Pois, perfeição não existe. Quanto mais se pratica mais chances de a pessoa vencer o medo”, afirmou. Finalizando a apresentação, a psicóloga disse que a oratória cria uma oportunidade de vida. “Quantas vezes não tivemos coragem de falar e perdemos oportunidade”, ressaltou.

Fonte: Viviane Cavalcante/Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc