IFS – Campus Itabaiana encerra dia 20 as inscrições no processo seletivo de técnico subsequente em Agronegócio

Lembrando que essa edição será gratuita e sem prova. Com novidade na análise de heteroidentificação para as cotas étnico-raciais.

Redação, 19 de Outubro , 2020

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, informa que encerra amanhã, terça-feira, o prazo para as inscrições no processo seletivo para ingresso em 2020.2 de novos estudantes no cursos técnico subsequente em Agronegócio, destinados a quem já concluiu ou está para concluir o ensino médio, observando às regras do edital. São 45 novas vagas, sendo que os estudantes serão avaliados pelo histórico escolar, em caráter excepcional.  

Nesse semestre, o edital apresenta três novidades: inscrições gratuitas, análise de heteroidentificação para cotas étnico-raciais e um novo formato de seleção por meio de análise do histórico escolar, sem provas, em caráter excepcional. 

Para se candidatar às vagas, os candidatos devem realizar o procedimento de leitura do edital referente à modalidade subsequente, preencher o formulário eletrônico de inscrição inserindo: campus, curso e a reserva de vagas, e as notas do 1º e 2º ano do ensino médio ou equivalente. Ainda no momento de se inscrever, será necessário anexar em PDF (em arquivo único) os documentos: RG, CPF, RG do responsável se for candidato menor de 18 anos, além de histórico escolar. 

Análise curricular 

Diante da necessidade de distanciamento social e com a finalidade de não realizar aglomerações para evitar a propagação da Covid-19, o IFS precisou rever o formato de seleção, que antes era realizado por meio de provas presenciais, sendo que essa mudança ocorre em caráter excepcional para esta edição por causa da emergência de saúde pública. Sendo assim, o edital do processo seletivo para 2020.2 prever que a seleção para novos alunos ocorrerá por análise dos históricos escolares dos candidatos. 

A classificação será realizada por ordem decrescente da média aritmética das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em caso de igualdade de pontos, terá preferência o candidato que obtiver a maior média de português e, em caso de novo empate, tiver mais idade. O resultado final dessa classificação será divulgado no dia 30 de outubro, com recursos interpostos previstos entre 30 de outubro e 3 de novembro, e resultado final publicado em 6 de novembro. 


Análise de heteroidentificação 

Outra novidade nesta edição do processo seletivo para ingresso de novos alunos é que o candidato que se inscrever para as cotas de negros (as), pretos(as) e pardos(as) deverá passar por uma comissão de heteroidentificação ético-racial, que ocorrerá por meio de videoconferência. Essa comissão analisará os aspectos fenotípicos do candidato, conforme a resolução Nº 14/2020/CS/IFS. 

Essa análise somente ocorrerá após a divulgação do resultado final da análise do histórico escolar, entre 20 e 25 de novembro. Sendo assim, é importante que o interessado esteja atento ao realizar sua autodeclaração nas cotas, tendo em vista que caso ele não seja aprovado na análise, estará desclassificado do processo seletivo mesmo que tenha obtido nota de aprovação. 

Ao todo, o IFS dispõe de 50% de suas vagas destinadas à ampla concorrência independentemente de ter estudado em escola pública, renda ou etnia, sendo que 5% destas são destinadas às pessoas com deficiência (PcD). Já as demais vagas estão destinadas em 25% para estudantes negros (as) (pretos(as) e pardos(as)) e indígenas provenientes de escola pública (com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência), e 25% delas para estudantes provenientes de escolas públicas (independentemente da etnia) com vagas específicas para rendas maiores ou menores que 1,5 salário mínimo e para pessoa com deficiência. 

Mais informações e inscrições, acesse www.ifs.edu.br/seletivo 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc