Itabaiana: Primeira rota turística rural sergipana é lançada

Aluna do Mestrado Profissional de Turismo do Instituto produz rota turística para a cidade de Itabaiana.

Redação, 07 de Novembro , 2020 - Atualizado em 07 de Novembro, 2020

Um produto inédito para o estado de Sergipe voltado para o fomento do turismo local. A pesquisa da aluna Ellen Carvalho, do Mestrado Profissional em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), rendeu bons frutos à cidade de Itabaiana-SE, local onde desenvolveu seu trabalho. Desde 2017, a discente, e agora com o título de mestra, vem realizando uma pesquisa que resultou na primeira rota turística oficial de Itabaiana e, também, na primeira rota de turismo rural sergipano.

Chamada de “Rota Caminhos da Serra”, o projeto foi feito de forma participativa com a comunidade, empresários e o trade turístico, sendo realizado um levantamento de dados como forma de embasar a pesquisa. O trabalho foi desenvolvido pela aluna, com orientação do professor e diretor de Pesquisa Pós-graduação do Instituto, Jaime Barros; e coorientação do professor e diretor de Inovação e Empreendedorismo, Augusto Andrade.

Segundo Ellen, a cidade localizada no agreste sergipano tem um enorme potencial turístico, além de se destacar em sua economia. Esses fatores fizeram com que a aluna desse esse pontapé inicial e passasse a enxergar a atividade turística como aliada para seu desenvolvimento. “Como turismóloga, percebi que os roteiros receptivos são os mesmos, envolvendo sempre sol e praia. Entendi que estávamos precisando inovar neste quesito”, explica.

Além disso, a mestra percebeu o potencial rural que o estado tem, através de visitas técnicas em municípios sergipanos. Trata-se de uma forma de turismo que não vem sendo desenvolvida em Sergipe. Durante os estudos, foram promovidos eventos com oficinas, palestras e a elaboração junto à comunidade de uma análise SWOT (técnica de planejamento estratégico que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um projeto).

“A perspectiva não é apenas atrair o visitante interno, mas o turista de fora para que ele possa conhecer o que é único no estado: suas tradições, culturas e experiências, pois apesar de ser um turismo rural, ele tem que ser criativo. Tem que ser uma experiência diferenciada”, ressalta Ellen.

Lançamento da rota

A apresentação do produto por Ellen já aconteceu e foi avaliado por uma banca do IFS, mas como forma de fomentar ainda mais a divulgação do trabalho, foi realizado um lançamento oficial da “Rota Caminhos da Serra”, nesta quinta, 05, durante um evento na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Itabaiana, com a presença de um público diversificado: o trade turístico do estado, empresários, comunidade local, jornalistas, influenciadores digitais, agentes de viagem, entre outros.

Conheça o passeio

A atrativa rota sai da cidade de Aracaju, com sentido para BR 235, sendo uma proposta de bate e volta. A primeira parada se dá no Parque dos Falcões, onde os visitantes conhecerão o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Em seguida, os turistas são levados para a Cooperativa de Beneficiamento de Castanhas de Caju (COBEC), local em que poderão acompanhar todos os processos de fabricação do alimento e conhecer a história da cooperativa.

O terceiro ponto a ser visitado é a Casa de Farinha para conhecer a produção de produtos típicos da região. Caso o passeio seja feito em um domingo, os visitantes poderão também prestigiar a Feira Cultural Luiz Gonzaga. No caso de quartas ou sábados, a rota levará os turistas para a grande Feira Livre de Itabaiana. O famoso comércio itabaianense também é parada obrigatória, local onde turistas poderão comprar ouro com preços mais acessíveis.

Para os visitantes que gostam de aventura e ecoturismo, é possível visitar o Povoado Ribeira para tomar banho nas águas minerais, com trilhas de grau leve a alto. O retorno para a capital sergipana é previsto para o final da tarde.

“A partir do meu trabalho, hoje estamos implantando lá o primeiro restaurante camping e pousada local. É um projeto que tem tudo para crescer e, inclusive, quem faz parte dele passa por um treinamento para que possa receber um selo de qualidade”, garante a turismóloga.

Por: Monique de Sá / UFS


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc