Veja como justificar o voto pelo celular ou site do TSE

Redação, 14 de Novembro , 2020 - Atualizado em 14 de Novembro, 2020

Os brasileiros vão às urnas neste domingo, 15, para escolher prefeito e vereadores na eleição municipal. Mas 2020 é um ano atípico, com uma pandemia que alterou boa parte da rotina da população, fazendo com que muitos eleitores prefiram não ir ou não consigam comparecer à seção eleitoral.

Para essas pessoas, é possível justificar o seu voto sem sair de casa. Isso é essencial para evitar multas e problemas com a Justiça Eleitoral no futuro, e é possível fazer tanto pelo navegador quanto pelo celular. Confira os passos no tutorial abaixo:


Site do TSE

Clique aqui para ser redirecionado ao justifica.tse.jus.br, plataforma digital criada especialmente para justificar o seu voto pelo navegador;
Em seguida, acesse 'Iniciar requerimento de justificativa';
Preencha todo o formulário com informações como o Título Eleitoral, nome e data de nascimento. Por fim, selecione a caixa 'Não sou um robô' para prosseguir;
Agora adicione seus dados pessoais como e-mail e telefone para contato no novo formulário;
Depois de completar outros dados como turno e qual eleição não vai poder participar, descreva em detalhes o motivo de não poder comparecer no dia da votação.
Vale destacar que é preciso anexar uma imagem ou documento que comprove.

Por fim, basta clicar em 'Enviar' e aguardar a chegada de um e-mail confirmando seu número de protocolo. É importante guardar essa informação para acompanhar o andamento da solicitação.

É preciso fazer uma nova justificativa para cada turno. O prazo para o envio do formulário é de, no máximo, 60 dias contados a partir da data de votação. 

Aplicativo e-Título


Também é possível utilizar o app oficial do Tribunal Superior Eleitoral para justificar o seu voto pelo celular. Antes de mais nada, é preciso que o título de eleitor já esteja cadastrado no sistema digital do TSE. Caso ainda não tenha adicionado o seu documento no banco de dados do aplicativo, o procedimento é relativamente simples:

Baixe a última versão do e-Título disponível para Android ou iPhone;
Preencha os campos necessários com os seus dados;
Por fim, o sistema vai selecionar automaticamente algumas perguntas de segurança para confirmar a identidade do eleitor e vai pedir o cadastro de uma senha. Se chegou até aqui, seu documento foi cadastrado com sucesso. Agora vamos ao processo de justificativa.

Aplicativo e-Título. Reprodução/Olhar Digital

Justificando pelo celular
Ainda no e-Título, na tela principal, acesse 'Mais opções' no menu inferior e selecione 'justificativa de ausência';
Em seguida, selecione qual eleição deseja justificar na lista gerada pelo app;
Preencha o formulário com sua justificativa de ausência.
Assim como na justificativa pelo site, é preciso adicionar um documento comprovando o motivo de ausência na seção antes de finalizar a solicitação.

A disponibilidade do recurso é uma forma segura e simples para ficar livre de multas caso não seja possível comparecer na sua seção nos dias de votação. Portanto, se este for o seu caso, ou de algum amigo ou familiar, vale a pena conferir essa função antes de ter que sair de casa apenas para justificar o seu voto.

Por: Olhar Digital

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc