“Número de mulheres eleitas cresce, mas ainda é muito tímido”, diz senadora Maria do Carmo

Redação, 17 de Novembro , 2020

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou hoje o crescimento das candidaturas femininas, bem como de mulheres eleitas ou reeleitas nas eleições do último domingo (15), mas considera que os números ainda são muito tímidos. Em 2016, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram eleitas para comandar Prefeituras, 11,57%. Este ano, esse índice chegou a 12,2%.

“É um percentual muito baixo quando levamos em consideração que nós mulheres somos a maioria da população e, naturalmente, a maioria do eleitorado”, afirmou a democrata, lembrando da importante campanha feita pelo TSE para atrair e estimular a participação de mais mulheres na política.

Números do próprio Tribunal revelam que no pleito deste ano as mulheres representam 33,6% do total de 557.389 candidaturas, superando o maior índice das três últimas eleições, que não passou de 32%.  Em Sergipe, 12 mulheres foram eleitas prefeita e uma participa do segundo turno que ocorrerá no próximo dia 29. O número de representantes feminina nas Câmaras Municipais, também, ainda é baixo.

A senadora ressaltou as dificuldades históricas enfrentadas pela mulher em todos os campos, especialmente, no político. “Além do preconceito, não podemos negar que, ainda, há dificuldades de ordem estrutural para que elas participem de forma igualitária desse processo democrático”, afirmou Maria do Carmo, que exerce o seu terceiro mandato como senadora da República.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc