Lei de Murici (por Antonio Samarone)

Redação, 22 de Novembro , 2020 - Atualizado em 22 de Novembro, 2020

 

“Em tempos de murici, cada um cuida de si”. Salve-se quem puder. Se cada cidadão tratar da sua vida, é quase certo que irá sobreviver. A sobrevivência alheia é assunto alheio.

Esse é o espírito da famosa Lei de Murici.

“Em tempos de murici”, qual a origem dessa assertiva? O que seria o murici? A Byrsonima crassifólia, pequena fruta do litoral nordestino, já descrita por Gabriel Soares de Souza, no século XVI? Creio que não.

Conta-se que após a morte do sanguinário Coronel Moreira César, o “Corta Cabeças”, na terceira expedição de Canudos, o seu sucessor no comando das tropas, o Coronel Pedro Nunes Tamarindo, declinou do comando e desertou, pronunciando a celebre frase: “Em tempos de murici, cada um cuide de si.”

Moreira César chegou a Canudos com a fama de crueldade. Na Ilha do Desterro, atual Florianópolis, ele determinou a enforcamento dos prisioneiros da Revolta Federalista (1893 – 1895), na Fortaleza de Anhatomirim.

A origem da Lei de Murici vem de longe.

Segundo o intelectual sergipano João Ribeiro, murici deriva de morexi ou murixy, nome asiático do Chorela-morbus, e muito usado na Índia. Murixy era o antigo nome do Cólera.

Em tempos de murixy, era em tempos do Cólera.

“O terror dos tempos do murixy se espalhou pelo mundo. A epidemia do murixy explica a origem da expressão “em tempo de murici”, bem melhor que a inofensiva frutinha de murici.”

Em Canudos, onde o apavorado Coronel Tamarindo bradou a citada sentença, o clima era de medo e pavor, semelhante aos momentos de Pestes.

“El amor en los tiempos del cólera” é título de um famoso romance de Gabriel Garcia Marques.

Antonio Samarone (médico sanitarista)


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc