Polícia Federal prende hacker suspeito de invadir sistema do TSE

Inquérito policial investiga um grupo de hackers brasileiros e portugueses, liderados por um cidadão português

Redação, 28 de Novembro , 2020

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã deste sábado (28/11), ação – batizada de Operação Exploit – para desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques hackers a sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o primeiro turno das eleições 2020.

batizada de Operação Exploit – para desarticular a associação criminosa que teria promovido os ataques hackers a sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o primeiro turno das eleições 2020.

O inquérito policial aponta que um grupo de hackers brasileiros e portugueses – liderados por um cidadão português, preso nesta manhã – foi responsável pelos ataques criminosos. Os investigados tiveram acesso e divulgação ilegal de informações de servidores públicos do tribunal eleitoral.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Além disso, em Portugal, foi cumprido um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão contra o líder do grupo criminoso.

“Os crimes apurados no inquérito policial são os de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa, ambos previstos no Código Penal; além de outros previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições (9.504/97)”, informou a PF, em comunicado à imprensa.

“Não foram identificados quaisquer elementos que possam ter prejudicado a apuração, a segurança ou a integridade dos resultados da votação”, prosseguiu a corporação, desmentido informações divulgadas em redes sociais por grupos de extrema-direita, o que preocupou cientistas políticos.

As ações se desenvolvem com a cooperação da Polícia Judiciária Portuguesa.

Os mandados cumpridos no Brasil foram expedidos pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação efetuada pela Polícia Federal e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, determinou no último dia 19 a criação de uma Comissão de Segurança Cibernética para acompanhar a investigação da PF. O grupo é presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das Fake News.

Por: Metrópoles.com


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc