Edvaldo Nogueira é reeleito prefeito de Aracaju

Redação, 29 de Novembro , 2020 - Atualizado em 29 de Novembro, 2020


Não houve surpresa, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) foi reeleito neste domingo (29) e se mantém à frente da Prefeitura de Aracaju por mais quatro anos (até 2026). Com 100% das urnas apuradas por volta das 18:15 horas, Edvaldo obteve 150.823 votos (57,86% – votos válidos). A delegada Danielle Garcia (Cidadania), que foi sua adversária, somou 109.864 votos (42,14%), o que provocou uma diferença de 40.959 votos.
“Foram quatro vezes mais votos que na última eleição, o que me dá mais responsabilidade. Foi uma votação extraordinária tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno. Eu já desci do palanque, e agora sou prefeito de todos aracajuanos. Estou concentrado nos desafios futuros. O primeiro desafio é recuperar a economia. Até hoje sou o único político a ser eleito três vezes prefeito de Aracaju e uma vez vice”, afirmou o prefeito em uma transmissão ao vivo por uma rede social.
Sobre a relação com a Câmara de Vereadores, Edvaldo disse que está otimista. “Elegemos 15 vereadores, o que vai dar um conforto para gente trabalhar em harmonia com a Câmara”, afirmou Nogueira. A vice-prefeita será a delegada Katarina Feitosa (PSD). Nesta eleição, a coligação contou com o apoio do PSC, MDB, PCdoB, PV e Progressistas
Com a vitória, essa é a terceira vez que ele é eleito prefeito da capital sergipana. Em um outro mandato, ele assumiu a administração municipal após a renúncia do então prefeito, Marcelo Déda, para concorrer ao governo do estado.
Durante a campanha, Edvaldo ressaltou a experiência como administrador da capital e afirmou ter novos planos para dar continuidade à sua gestão. Ele afirmou que pretende fazer a licitação do transporte público, implantar o ensino integral nas escolas municipais. Além de retomar o Plano Diretor da capital.
Danielle Garcia, que jamais disputou algum pleito eleitoral, foi a candidata mais votada da oposição e obteve uma total de votos na disputa final que a transforma em uma nova liderança na Capital, superando inclusive ao próprio senador Alessandro Vieira (Cidadania), que fora aconselhado pela produção do programa da delegada sob argumento de que ele “tirava votos”.

Danielle Garcia fez um segundo turno diferente do primeiro, em que se apresentou mais como delegada que candidata a prefeita e exibiu austeridade e arrogância na disputa pela Prefeitura. No segundo turno foi aconselhada a se mais dócil, demonstrar carinho, leveza, simpatia e sorrir mais para a população, sem deixar de ser dura e crítica com o adversários.

Danielle se transforma numa nova liderança do Cidadania e deve ser convocada pelo próprio partido a disputar novas eleições em 2022, seja para mandato proporcional ou majoritário. O número de votos em Aracaju surpreendeu as expectativas, em razão de estar entrando na política já disputando um mandato majoritário.

O prefeito reeleito Edvaldo Nogueira assistiu a contagem dos votos juntos com aliados e comemorou a vitória logo pós uma diferença que não daria para ser ultrapassada. Houve muitas comemorações, inclusive nas ruas, com buzinaços.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc