Coluna Tribuna Política

Redação, 03 de Dezembro , 2020 - Atualizado em 03 de Dezembro, 2020

Coluna 03/12/2020

Mesmo palanque

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, anunciou que votará para governo em 2022 no deputado federal Fábio Mitidieri ou no conselheiro do Tribunal de Contas, Ulices Andrade. A decisão o coloca no mesmo palanque de Luciano Bispo e Maria Mendonça, que são aliados do governo.

Força

O vereador Vardo da Lotérica mostrou força política nesta eleição. Além de eleger Breno de Vardo como o mais bem votado em Itabaiana, com 3.223 votos, o político abrangeu seu projeto político ao eleger seu neto, Sávio para a Câmara de Aracaju com 2.409 votos.

Força I

Com o resultado, Vardo da Lotérica se coloca como um dos forte candidatos para deputado estadual em 2022. Caso se confirme, a cidade serrana poderá ter quatro parlamentares estaduais. Luciano Bispo, Maria Mendonça, Talysson de Valmir e Vardo.

Aracaju

Que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) foi o grande vencedor da eleição na capital sergipana todo mundo já sabe, o que espantou foi a derrocada do grupo entitulado como o ‘novo’ na política, que amargaram uma terceira colocação. Isso mesmo, terceiro, porque perderam para a abstenção.

Aracaju I

O prefeito reeleito obteve 150.823 votos (57,86%), abstenções foram 112.587, Delegada Danielle faturou 109.864 (42,14%), Nulos 23.103 e Brancos 8.514. O também candidato derrotado e deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) tirou a maior onda nas redes sociais da performance nas urnas de Danielle Garcia no 2º turno.

Renovação

A Câmara Municipal de Aracaju obteve uma renovação de 15 dos 24 vereadores da Casa, tendo apenas nove reeleitos. Entre os novos parlamentares, muitas surpresas entraram na relação que exercerão o mandato 2021/2024.

Renovação I

Entre os novos parlamentares, sete paletearam a vaga no Legislativo Municipal pela primeira vez, dentre eles estão: Brenno Garibalde (DEM), Pastor Diego (PP), Joaquim Janelinha (PROS), Ricardo Vasconcelos (Rede), Ricardo Marques (Cidadania), Sávio Neto de Vardo Lotérica (PSC) e Sgt. Byron Estrela do Mar (Republicano).

Exemplo

Falando na Câmara de Aracaju, o presidente e vereador reeleito, Nitinho (PSD), vem dando um exemplo a todas as Casas Legislativas de Sergipe. O gestor convidou os 15 novos parlamentares para conhecer o funcionamento e a estrutura do parlamento.

Exemplo I

Além disso, a Escola do Legislativo Municipal promoverá nos dias 10 e 11 de dezembro um seminário onde serão detalhadas as noções básicas do Regimento Interno, da Lei Orgânica do Município, cerimonial, postura e funcionamento da Casa.

Posse

Após mais uma decisão judicial, Sargento Vieira (Cidadania) volta a assumir a cadeira deixada por Jason Neto na Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 1º. O vereador havia sido empossado em setembro, mas o PDT entrou na justiça e concedeu a vaga ao veterinário Heliomarto Rezende.

Despedida

Autoridades, familiares, amigos e admiradores tiveram a chance de prestar as últimas homenagens ao ex-governador João Alves Filho, na última segunda-feira, 30 de novembro. Após um cortejo pelas principais obras em Aracaju, as cinzas foram levadas ao Palácio Museu Olímpio Campos.

Despedida I

Entre as autoridades que marcaram presença no ato, estiveram o governador Belivaldo Chagas, o prefeito Edvaldo Nogueira, o prefeito de Salvador, ACM Neto e o vice-presidente nacional do DEM, José Carlos Aleluia.

Socorro

O resultado das eleições foi mais difícil é amargo para o deputado federal Fábio Henrique (PDT). Além de perder a disputa em Nossa Senhora do Socorro, ainda ficou em terceiro lugar. Na cidade de São Cristóvão, seu irmão e candidato a prefeito também ficou em terceiro com uma pífia votação.

Socorro I

Quem mostrou que tem muita força política foi o ex-prefeito e ex-deputado estadual Zé Franco. A indicação do seu filho, Manelito Franco, a vice-prefeito na chapa de Padre Inaldo deu consistência e viabilidade ao projeto que levou à reeleição. A expectativa será qual o projeto para 2022.

Fiasco

Valadares Filho, candidato a vice-prefeito de Aracaju na chapa encabeçada pela Delegada Danielle, conseguiu a terceira derrota consecutiva na disputa na Capital, sem contar a derrota para o governo do estado. Segundo as conversas nos grupos de WhatsApp, o político tem direito a pedir música no fantástico. Quer dizer, tem não, pq só pede quem faz gol e ele foi só bola fora.

Fiasco I

Não conseguindo emplacar sua candidatura a prefeito de Itabaiana, o ex-senador Eduardo Amorim também viu sem partido PSDB fazer apenas três, isso mesmo, conte comigo 1, 2 e 3, vereadores eleitos em Sergipe. Parece que o político ganhou o mesmo destino de Valadares, Valadares Filho e Jackson.

Fiascos II

O ex-governador Jackson Barreto também foi outro grande derrotada nas urnas deste ano, mesmo não sendo candidato. Seu pupilo que concorreu ao cargo de vereador, Everton Souza, não conseguiu se eleger para a Câmara de Aracaju ao obter 2.298 votos, mesmo com seu mentor pedido votos nas ruas.


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc