Hora da limpeza: como acabar com os focos de mosquito da Dengue na sua casa

Saiba como proteger sua família do Aedes aegypti com dicas do Dr. Pedro Vasconcelos, um dos mais renomados virologistas do mundo

Redação, 08 de Dezembro , 2020 - Atualizado em 08 de Dezembro, 2020


Com o verão se aproximando, começa a aumentar a preocupação com os mosquitos transmissores de doenças – como o Aedes aegypti, que transmite a Dengue. Afinal, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, em 2020 foram notificados quase 1 milhão de casos de Dengue no Brasil de janeiro a agosto segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde – além de mais de 69 mil casos de Chikungunya e 6 mil casos de Zika.

E, assim como o novo coronavírus, a Dengue é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Por isso, a forma mais eficaz de combater a doença ainda é evitar a proliferação do mosquito.

O Dr. Pedro Vasconcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e um dos maiores virologistas do mundo, afirma que para proteger a família do Aedes aegypti é importante aliar ações de combate à água parada a uma limpeza eficiente.

“Aquela clássica dica de não deixar a água se acumular nos vasos de plantas e seus pratinhos é válida, isso já ajuda a diminuir o risco, mas ainda há muito mais coisas importantes a se fazer em termos de prevenção.”, conta ele.

 


Use um bom larvicida

“Um produto interessante de se usar para evitar que o mosquito bote ovos e também para evitar que os ovos já existentes sobrevivam é o larvicida”, diz Dr. Pedro. “Esse produto pode ser incorporado à rotina de limpeza em ralos, tanques, pias, calhas, sifões, vasos e pratinhos etc., e será eficiente em qualquer área que possa acumular água, pois, mesmo que chova e o utensílio encha novamente, o produto estará lá para matar as larvas e os ovos do mosquito. Só é preciso reforçar a aplicação do produto com frequência, ainda mais em períodos de chuva, para que o larvicida não fique muito diluído – perdendo, assim, sua eficácia”, conclui o médico.

O novo Larvicida SBP pode ser uma solução para manter sua casa e sua família protegidos dos mosquitos transmissores de doenças, seguindo as dicas do Dr. Pedro Vasconcelos. O produto foi especialmente desenvolvido para o uso caseiro, é mais acessível e fácil de aplicar e já está disponível no mercado. O produto garante a eliminação de 100% das larvas do mosquito da Dengue quando aplicado nos focos de água parada.

 


Caixa d’água e pets

Não é recomendado, no entanto, usar o larvicida na caixa d’água nem nos potinhos de água dos animais domésticos. Para limpar a vasilha do cão ou do gato, Dr. Pedro sugere trocar a água todos os dias, além de lavar com esponja e detergente, como se fosse uma louça de uso humano, enxaguando bem depois. Afinal, se a água não for trocada e o bichinho de estimação não beber todo o conteúdo da vasilha, ela fica ali parada e limpa e pode facilmente atrair os mosquitos.

 


Cuide bem do lixo

Pode ser difícil de acreditar, mas uma simples tampinha de garrafa de refrigerante cheia de água é o suficiente para que o mosquito da Dengue bote ovos e se prolifere. Se o lixo ficar exposto ao ar livre e tomar chuva, tem um grande risco de acumular água e de virar foco de proliferação do mosquito da Dengue. Latinhas de cerveja e de refrigerantes, garrafas pet, potes e sacos plásticos...tudo que possa acumular água, ainda que em pequena quantidade, deve ser mantido seco e bem fechado.

Por: assessoria 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc