Seminário de Acolhimento dos vereadores apresenta funcionamento da Casa Legislativa

Redação, 11 de Dezembro , 2020


Foto: César de Oliveira

Durante toda a quinta-feira, 10, os parlamentares eleitos para a 43º Legislatura da Câmara Municipal de Aracaju passaram por uma capacitação durante o Seminário de Acolhimento dos Vereadores. O foco das palestras no período da manhã foi a comunicação e na parte da tarde o empenho dos servidores foi na área técnica.

Após a apresentação dos vereadores e que irão exercer o mandato no período de 2021/2024, feita pelo presidente da Câmara, Nitinho (PSD), a diretora da comunicação da Casa, Alexandra Brito, falou sobre a área. Em seguida, Lupércio Santos explicou sobre Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Precedência.

Na parte da tarde, o coordenador geral da Câmara, João Fernandes, apresentou os funcionamento do RH. O processo Legislativo Municipal foi explanado por Any Karoline, Caio Lima e César Dias; para encerrar as apresentações, os advogados José Gomes e Evelyn Ribeiro discorreram sobre Noções Gerais sobre a Legislação Interna da Câmara.

Manhã

Abrindo o ciclo de palestras explicativas para os parlamentares, a diretora de comunicação comentou que o seminário foi um inovação. “A gestão da Casa Legislativa foi inovadora em apresentar o funcionamento para facilitar os parlamentares da 43º Legislatura. Os eleitos já iniciarão os trabalhos com todas as informações”, disse Alexandra Brito.

Explicando sobre Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Precedência, o chefe do cerimonial da Câmara ponderou. “Um dos pontos destacados na minha fala foi a utilização correta dos pronomes de tratamento, o uso corretos dos trajes masculino e feminino de acordo com a cerimônia, etiqueta e precedência”, afirmou Lupércio Santos.

Tarde

O coordenador geral da CMA, João Fernandes, mostrou o funcionamento da folha, nomeações e composição do gabinete. “Apresentei o funcionamento das rotinas da Câmara, como o setor pessoal, o setor de recursos humanos e mostrando o máximo possível para que os eleitos possam montar seu gabinete, nomear seu assessores e trabalharem tranquilamente a partir de janeiro”.

Dividindo o setor Legislativo em quatro partes para que os vereadores assimilem melhor sobre o tema, o diretor legislativo, César Dias, foi enfático. “Iniciei mostrando o passo a passo do setor legislativo, começando pelo protocolo e seguindo todo o caminho que o documento percorre. Também falei sobre o panorama geral, Caio sobre a divisão legislativa, Any explicou a divisão das comissões e Roberto finalizou mostrando o funcionamento do plenário”.

O procurador Jurídico finalizou o seminário detalhando sobre a atuação do setor. “Mostramos os trâmites de todos os procedimentos administrativos que os vereadores poderão pleitear junto ao setor e como é que tramitam esses processos. Outro ponto é o que os vereadores podem ou não requerer e o que a Lei determina. Nosso foco é sobre a verba de natureza indenizatória”, ponderou José Gomes.

Fonte: Ascom CMA


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc