Como se proteger das fraudes na internet

Redação, 18 de Dezembro , 2020 - Atualizado em 18 de Dezembro, 2020

Hoje em dia as empresas sérias fazem de tudo para profissionalizar ainda mais o atendimento e garantir uma boa presença online. Por isso, elas contam com um bom serviço de web.

 

Além de uma boa hospedagem de site, um domínio devidamente registrado também é importante para transmitir ao usuário a credibilidade necessária.

 

Porém, apesar das vantagens que a internet oferece, ela é um terreno fértil para fraudes. Atualmente, diante da pandemia, em que várias pessoas procuram serviços online, muita gente mal intencionada utiliza a web para aplicar os mais diversos golpes.

 

Roubos de senhas, vendas de produtos e serviços que não existem e  divulgação de fake News são apenas alguns dos perigos que rondam o espaço online. Portanto, para você não ser vítima de qualquer tipo de fraude, confira as dicas que preparamos nesse artigo.

 

Dicas para não cair em golpes na internet

 

A internet há tempos deixou de ser uma novidade. Inclusive já testemunhamos o nascimento da geração inteiramente digital, que nasceu nesse mundo já dominado pelo Youtube e pelas redes sociais.

 

O fato é que a internet pode ser utilizada para trabalhar e o Home Office é a prova disso. Vale lembrar também que é possível ganhar dinheiro na web por meio da produção de conteúdo. Exemplo é um blog em WordPress ou um canal no Youtube.

 

Além do mais, a internet pode ser utilizada para a compra e vendas de produtos, divulgação de cursos e vários tipos de transações financeiras. No entanto, são em situações como essas que sempre há algum espertinho à espreita de alguém distraído.

 

Hackers e até mesmo pessoas com um mínimo de conhecimento em tecnologia se aproveitam da falta de experiência de muita gente. Porém, felizmente existem métodos para se proteger das mais variadas fraudes na internet. Confira!

 

Procure saber mais a respeito da empresa

 

Não é difícil avaliar a credibilidade de uma empresa na web, independente do segmento em que ela atua.

 

Por isso, dê uma olhada nos dados comerciais da empresa. Verifique detalhes como o endereço, o telefone e CNPJ, tudo isso, de preferência, em sua página principal. Abra os olhos diante de sites que não deixam à mostra essas informações para os usuários.

 

Procure também as informações de contato. É importante ter à disposição telefones, endereços e e-mail para, se necessário, sanar dúvidas ou encaminhar problemas.

 

Quanto mais transparente for a empresa nesse site, menor será a probabilidade de você cair em um golpe. Vale salientar que determinados sites disponibilizam chat online para facilitar ainda mais a interação e o atendimento.

 

Também procure saber o que os outros clientes falam a respeito dela. O site Reclame Aqui, nesse sentido, é um valioso aliado para quem quer se manter longe dos aproveitadores.

Preste atenção na certificação digital

 As lojas online que prezam pela seriedade contam com recursos que indicam a veracidade do trabalho realizado por elas. Hoje em dia, empreendimentos online que possuem segurança e certificação possuem a sigla “https” e não o “http”.

 

Tais certificados garantem que as transações realizadas no site são protegidas por criptografia.

 

Além disso, cuidado com sites que apresentam muitos erros de português, layout elaborado de forma desleixada e fotos de má qualidade. Essa falta de compromisso em apresentar um site bem feito é um alerta para você se manter longe.

 

Cuidado com E-mails suspeitos

 

Você abriu a sua caixa de e-mail. Entre várias mensagens rotineiras sobre o seu trabalho e outros assuntos, um link chamou a sua atenção. Ele prometia que você será capaz de “ficar milionário em apenas 10 dias”. Cuidado que aí tem cheiro de cilada.

 

Assuntos como comissão, bônus e empréstimo fácil combinam melhor mesmo é na sua lixeira, pois normalmente eles são fraudulentos.

 

De uma forma geral, tais mensagens apresentam um link para mais informações ou para captar as suas informações pessoais. O link normalmente possui algum software capaz de hackear o seu computador. Assim o golpista consegue roubar informações valiosas de você.

 

É possível averiguar a veracidade do endereço da mensagem por meio da função “Propriedade”. Sendo assim, antes de abrir a mensagem, clique sobre ela na caixa de entrada com o botão direito do mouse.

 

Em seguida clique em Propriedade e você terá a informação da origem da mensagem. Caso tenha alguma dúvida ainda, é bom entrar em contato com a empresa ou a pessoa que enviou a mensagem.

 

Além disso, muitos bancos e financeiras não pedem informações pessoais por meio de mensagens de e-mail ou por Whatsapp.

 

E falando em WhatsApp e outros aplicativos de mensagens, lembre-se que não é aconselhável enviar informações pessoais por meio deles. Isso é um pulo para que os seus dados pessoais sejam hackeados.

Atenção aos empréstimos online

 

Diante da pandemia muitas pessoas contraíram dívidas e, muitas vezes, a solução é apelar para empréstimos.

 

Na pressa de efetuar um empréstimo, verifique o trabalho da empresa em questão. Se ela solicitar cobranças de taxas antecipadas, tenha muito cuidado. Saiba que o Banco Central não permite essa abordagem.

 

Além do mais, vale lembrar que as empresas de empréstimos pessoais devem estar registradas como pessoas jurídicas.

A importância do certificado SSL no seu e-commerce

 

Tão importante quanto se proteger de fraudes é saber como se prevenir. No caso de quem gerencia uma loja virtual, não é necessário lembrar o quanto a segurança na internet é relevante para o seu empreendimento ser bem sucedido.

 

Um ambiente online que não for seguro para os clientes não leva em conta os requisitos que viabilizam uma boa experiência do usuário. Isso, inclusive, prejudica até mesmo a presença digital e o posicionamento do seu site nas páginas de resultado do Google.

 

É por isso que se torna muito importante contar com um bom serviço de web host para uma loja virtual. Esse tipo de serviço traz uma série de vantagens, que vão desde proporcionar uma boa velocidade de carregamento para o site a backups diários.

 

Normalmente as melhores empresas que oferecem plano de hospedagem de sites disponibilizam certificados de segurança para quem gerencia algum e-commerce. Um exemplo disso é o certificado SSL.

 

O SSL (Secure Socket Layer) protege as transações ocorridas em seu site. Ele faz isso por meio da tecnologia de criptografia. É por meio desse protocolo de segurança que os clientes sabem que o seu e-commerce é seguro. Com isso, a gente pode dizer que o certificado SSL traz várias vantagens.

 

Credibilidade

 

O seu empreendimento online transmite mais segurança para os usuários e, consequentemente, adquire credibilidade. Os clientes passam a confiar no compromisso que você tem para proteger dados e senhas deles.

 

Fortalece a marca

 

Negócio que tem credibilidade e valoriza a proteção dos clientes tem condições de se destacar na preferência do público.

 

Melhora a presença online

 

Fornecer recursos que inibem as fraudes na internet e tornam a navegação segura acabam valorizando a experiência do usuário. Isso auxilia a destacar bem o seu e-commerce nas páginas de resultado.

 

Segurança Digital é cada vez mais fundamental

 

Que a internet ajuda muito ninguém duvida. Porém, é necessário estar atento aos golpes e fraudes que existem no universo da internet.

 

Fraudadores estão sempre à espreita de quem está desatento até mesmo no mundo virtual. É importante também que os empreendedores que gerenciam um e-commerce e outros tipos de site adotem medidas que protejam clientes e também o próprio empreendimento.

 

Nesse caso, contratar um bom serviço de web host ajuda muito. Já os clientes, devem prestar atenção nas características do site e na veracidade da empresa. É assim, com todos fazendo a sua parte, que a internet se torna mais segura.

 


Siga os canais do Portal 93 Notícias: YouTube, Instagram, Facebook, Threads e TikTok

Participe da comunidade da 93 Notícias no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc